Home Alagoas Cruzes espalhadas na orla de Pajuçara alertam sobre acidentes de trabalho

Cruzes espalhadas na orla de Pajuçara alertam sobre acidentes de trabalho

Por Alagoas Brasil Noticias
Cruzes espalhadas na orla de Maceió lembram vítimas de acidente de trabalho
Dárcio Monteiro
 

Uma ação realizada na orla da Pajuçara, na manhã desta segunda-feira (2), deu início ao “Abril Verde”, uma campanha mundial que tem como objetivo informar e sensibilizar sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Centenas de cruzes foram espalhadas ao longo da orla, para simbolizar o número de vítimas.

A campanha tem como foco a prevenção de acidentes e promoção da segurança. A longo do mês, haverá programação com palestras em Maceió, Coruripe e Arapiraca. A campanha se encerra no dia 29 de abril, com o Plantão de Saúde Verde, na rua fechada da Ponta Verde.

O movimento Abril Verde é uma parceria entre o Serviço Social da Industria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi), Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon), Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal) e o Grupo Prevencionistas.

Em Alagoas, o número de acidentes de trabalho no ano de 2016 foi de 4.425, mas esse número pode ser ainda maior, é o que informa o presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Alagoas, Harrison David. 

De acordo com ele, o número de casos subnotificados ainda é muito grande. “Tem muito mais acidente do que isso, o que nos deixa temerosos. Estamos em 2018 e esse número cada vez aumenta, a tendência é sempre crescer. Será que é por falta de conscientização, será que as empresas não estão investindo em segurança ou é por questão de cultura? São várias vertentes que a gente tenta achar”. 

Segundo o presidente, ações estão sendo feitas para diminuir esse índice, considerado ainda muito alto. “Nós estamos amparados por uma lei municipal, instituída ano passado, através do vereador Chico Holanda, fazendo com que as empresas públicas e privadas realizem ações voltadas para a segurança do trabalho, através da conscientização e de palestras no próprio ambiente de trabalho”.

Brasil

No Brasil, os setores que mais causam acidentes de trabalho no Brasil são saúde e serviços sociais (54.384); comércio e reparação de veículos automotivos (48.934); indústria de produtos e alimentícios e bebidas (32.339); transporte (30.993) e construção (25.493). Os dados são do Anuário Estatísticos da Previdência Social em 2016. Deste total, 12.502 são se referem aos acidentes de trabalho por adoecimento. Em Alagoas esse número chega a 91. 

Fonte: Gazeta web

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário