O maior terremoto a atingir o Havaí desde 1975, com magnitude 6,9, aconteceu nesta sexta-feira (4) na região do vulcão Kilauea, que está em erupção.
Autoridades recomendaram que 10 mil pessoas saíssem de suas casa e 1700 habitantes já foram obrigados a procurar abrigos. Estradas foram bloqueadas pela lava e governador decretou estado de emergência.
Além do tremor e da lava expelida pelo kilauea, uma grande quantidade de dióxido de enxofre foi liberada, o que é extremanente perigoso e preocupante. Ainda não há informações de feridos.
Norte das Filipinas
Já neste sábado (5), a maior e mais setentrional ilha das Filipinas também foi atingida por um forte tremor durante a madrugada, de 6,1 de magnitude. As autoridades não relataram vítimas ou danos, ou ativaram o alerta de tsunami.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica mundial, localizou o hipocentro a 17 km de profundidade. A mesma agência localizou o tremor a 58 km ao noroeste de Pandan, na ilha de Catanduanes, e a 319 km ao leste de Manila, em Luzon.
O serviço sismológico filipino, Philvolcs, rebaixou a potência do terremoto a 5,9 de magnitude e situou a profundidade do hipocentro a 46 km.
O Centro de Alertas por Tsunami do Pacífico não emitiu nenhum aviso por risco de onda gigante.
Fonte TNH1
Facebook Comments