Home » Papo com Saúde reúne especialistas em debates sobre emagrecimento

Papo com Saúde reúne especialistas em debates sobre emagrecimento

Por Alagoas Brasil Noticias

ara comemorar um ano e quatro meses do lançamento do programa Papo com Saúde, o cirurgião-geral Jean Rafael, que é médico no Hospital de Emergência Daniel Houly, professor do curso de medicina da Ufal, Campus Arapiraca, e pós-graduado em Psicoterapia Transpessoal, entre outras especializações, reuniu três outros especialistas em evento ocorrido na noite desta quinta-feira (17), na Comedoria Escritório, em Arapiraca.

O evento, realizado pela empresa EventBrite, também reuniu dezenas de convidados, entre médicos, empresários e outras pessoas, em um jantar com música ao vivo, para compartilhar conhecimentos sobre temas voltados ao emagrecimento de forma saudável.

A nutricionista Mirela Freire, o médico-endocrinologista Hamilton Santos e o professor-doutor em Educação Física e professor do campus da Ufal em Arapiraca, Arnaldo Cunha, participaram de debates e abordaram temas de interesse do público presente ao evento.

A psicóloga Lucicleide Pereira, proprietária da Clínica Sensse, participou ativamente dos debates com os especialistas e elogiou a iniciativa.

“É muito importante um evento como esse, com a troca de ideias, experiências, num momento de interação entre profissionais e convidados, a fim de que possamos atualizar nossos conhecimentos para melhorar ainda mais os resultados com os nossos pacientes”, afirmou.

Durante os debates, a nutricionista Mirela Freire explicou que o emagrecimento saudável ocorre com as mudanças de hábitos. “O comportamento é tão importante quanto o nutriente. Não coma menos, coma melhor”, destacou.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o professor-doutor em Educação Física Arnaldo Cunha revelou que o comportamento sedentário é uma das principais causa de mortes em todo o mundo.

Ele disse que mais de cinco milhões de pessoas morrem por ano, por doenças provocadas pela falta de atividades físicas.

Cunha lembrou que, no Brasil, 49% das pessoas são sedentárias, sendo 51% de mulheres e 47% de homens.

“Nos últimos anos, houve aumento do nível de atividades físicas, mas é preciso ter acompanhamento profissional para avaliar com muito cuidado e experiência cada caso, a fim de que a pessoa emagreça de forma saudável e com qualidade de vida”, acrescentou.

Ainda durante os debates, o médico-endocrinologista Hamilton Santos revelou que as pessoas com sobrepeso têm 30% a mais de risco de mortalidade.

O especialista também adiantou que a perda de 10% de peso reduz em 30% os riscos de doenças cardiovasculares.

PUBLICIDADE

Ele apresentou alguns medicamentos que estão sendo utilizados, atualmente, pela classe médica para causar a sensação de saciedade e, consequentemente, a diminuição do apetite.

Hamilton Santos disse que, em certos casos, a cirurgia bariátrica é recomendada, porém com análise detalhada e acompanhamento auxiliar psicológico e comportamental de cada situação do paciente.

No encerramento, o médico Jean Rafael agradeceu o apoio das empresas parcerias e a presença dos especialistas e convidados no evento.

“Depois de uma experiência pessoal, e também pelo fato de trabalhar na área de emergência médica no hospital, vi a necessidade de relatar minha experiência e falar mostrar para as pessoas a importância de viver mais com qualidade de vida saudável em todos os níveis, incluindo o físico e o emocional”, declarou Jean Rafael, revelando que, ainda este ano lançará um livro com o título “o médico que vive em você”.

Fonte: TribunaHoje / Davi Salsa

PUBLICIDADE

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário