Home » Coreia do Norte está comprometida com a desnuclearização, diz líder sul-coreano

Coreia do Norte está comprometida com a desnuclearização, diz líder sul-coreano

Por Alagoas Brasil Noticias

O líder norte-coreano Kim Jong Un reafirmou seu compromisso de “completar” a desnuclearização da península coreana e de se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, neste domingo (27).

Em um encontro surpresa realizado no sábado, Moon e Kim concordaram que a possível cúpula entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos deve ser realizada, afirmou Moon em uma coletiva de imprensa em Seul.

“O presidente Kim e eu concordamos que a cúpula de 12 de junho deve ser realizada com sucesso, e que nossa busca pela desnuclearização e um regime perpétuo de paz não devem ser interrompidos”, disse Moon.

 

A reunião foi a mais recente reviravolta em uma semana de altos e baixos diplomáticos em torno das perspectivas de uma cúpula entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Moon, que retornou a Seul na manhã de quinta-feira depois de encontrar Trump em Washington em uma tentativa de manter a cúpula dos EUA e da Coreia do Norte, disse que entregou uma mensagem de “firme resolução” de Trump ao fim do relacionamento hostil com a Coréia do Norte e de prosseguir a cooperação económica bilateral.

Em uma carta enviada para Kim na quinta-feira, Trump disse que estava cancelando a cúpula, citando que a Coreia do Norte havia demonstrado “enorme raiva e hostilidade” nas suas últimas declarações.

No entanto, no sábado, Trump disse que ainda estava planejando a cúpula para 12 de junho, acrescentando que as conversas estavam progredindo muito bem.

Fonte: G1 MUNDO

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário