Home Brasil NASA libera imagens contínuas do planeta Terra guardadas por 20 anos

NASA libera imagens contínuas do planeta Terra guardadas por 20 anos

Por Alagoas Brasil Noticias

Imagem do furacão Katrina, registrado pela NASA
Reprodução

A NASA coletou quase duas décadas de imagens contínuas do planeta e elas estão acessíveis para todos. O registro do equipamento espacial MODIS é o mais longo já feito com imagens de satélite, da Terra. Com ele, é possível ver como estava o planeta em qualquer dia e qualquer lugar do globo, desde o ano 2000. Além disso, vários filtros e ferramentas facilitam a visualização de dados e eventos importantes do período.

Com uma quantidade tão grande de informação coletada, fica até difícil alguém saber por onde começar a explorar essa atualização da ferramenta Worldview. Para evidenciar momentos de destaque e como a plataforma pode ser usada, a NASA lançou este vídeo. Nele, podemos enxergar a erupção de um vulcão, um incêndio, ou o dia em que ocorreu o Furacão Katrina.

PUBLICIDADE

A Worldview também oferece diversos filtros que podem ser aplicados a imagem, por meio do botão “Add Layers”. Alguns exemplos são: Qualidade do Ar, Incêndios, Cobertura de Neve e Tipos de Vegetação. Mas, talvez a parte mais divertida seja o ícone em formato de câmera que cria uma animação da passagem dos dias, no intervalo de tempo de sua escolha. O resultado da animação personalizada pode ser transformado em um GIF e compartilhado.

Já a contribuição da ferramenta para pesquisadores é de grande valor, segundo Santiago Gassó, da Universidade do Estado de Morgan: “Nos anos 80 e 90 (…) você pegaria uma fita física com essas imagens e teria que colocar isso no sistema de processamento. Só então você saberia se a imagem era utilizável. Esse processo costumava levar de dias a semanas. Agora, você pode olhar imagens por dias, semanas e até anos em questão de minutos, encontrar imediatamente as imagens necessárias e baixá-las para uso. É fantástico!”

Fonte: Sete segundos

 

PUBLICIDADE

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário