Home » Aprofunde-se no conhecimento da palavra Adoração

Aprofunde-se no conhecimento da palavra Adoração

Por Alagoas Brasil Noticias

Adoração Jesus dos povos na cruz/ pt.dreamstime

Significado da palavra Adoração

O dicionário traz as seguintes definições para a palavra adoração: Adorar v.t. 1. render culto a (divindade). 2. Amar extremosamente. No mesmo dicionário, a definição de culto, é: Culto sm. 1. Adorar ou homenagear à divindade em qualquer de suas formas e em qualquer religião. 2. Modo de exteriorizar o culto, ritual. 3. Veneração, preito. É claro que essas definições apenas mostram que os termos se misturam e que se igualam à ideia do senso comum, “adorar a Deus é prestar-lhe culto”.

A etimologia bíblica

Latim: adoratio (ad oris, para a boca); gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado e cobrir a boca com a mão esquerda;

Hebraico: shachah (170 vezes no Antigo Testamento): quer dizer inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se.

PUBLICIDADE

No grego, utilizavam-se os termos latreia: o verbo grego la.treú.o usado em alguns capítulos de Lucas, e o substantivo la.treí.a no livro de João e de Romanos transmitem a ideia de se prestar não meramente um serviço comum, ordinário, mas sim serviço sagrado, sendo aqui então indicado “adoração” no mais pleno sentido da palavra, pois fala de um serviço prestado a Deus (Lucas 1,74).

No grego, é utilizado também o termo proskynéo: esse termo era usado quando um escravo prestava homenagem a um superior a ele ou a um rei (Mateus 18,26). O termo grego “pro.sky.né.o” indica também ato de adorar, como expresso em Mateus 4,8-9, onde satanás tenta ser adorado por Jesus. Mas Jesus recusou-se dizendo: “está escrito: ‘É a Deus, que tens de adorar [forma do gr. pro.sky.né.o, ou, no relato de Deuteronômio que Jesus citava, hebraico ‘a.vádh]’ “(Mateus 4,10; Deuteronômio 5,9; 6,13).

Aprofunde-se no conhecimento da palavra Adoração

Outras palavras gregas ligadas à adoração são derivadas de eu.se.bé.o, thré.skeú.o e sé.bo.mai: A

palavra eu.se.bé.o significa “dar devoção piedosa a” ou “venerar, reverenciar”, portanto indica adoração. Em Atos 17,23, este termo é usado com referência à devoção piedosa ou veneração que os homens de Atenas davam a um “Deus Desconhecido”.

 

Foto ilustrativa: Jorge Ribeiro/cancaonova.com

De thre.skeú.o vem o substantivo thre.skeí.a, entendido como designando uma “forma de adoração”, quer verdadeira, quer falsa. Essa adoração falsa era a que Paulo praticava antes de se converter ao cristianismo (Atos 26, 5) ou na adoração falsa em Colossos, onde homens tentavam subverter cristãos a adorar a anjos (Colossenses 2,18).

A palavra sé.bo.mai (Mateus 15,9; Marcos 7,7; Atos 18,7; 19,27) e o termo relacionado se.bá.zo.mai (Romanos 1,25) significam “reverenciar”; venerar; adorar”. Objetos de adoração ou de devoção são designados pelo substantivo sé.ba.sma em Atos 17,23 e 2Tessalonicenses 2,4.

O que é a Adoração?

Adoração cristã não é um sistema religioso, um serviço de adoração, um culto público ou período de louvor, embora possa incluir tudo isso. Adoração cristã é uma relação pessoal com Deus.

a) Sentido estrito: prostração, reconhecimento de autoridade e relação com essa autoridade (Gn 24,48, Ex 4,31, II Rs 17,35, Sl 5,7, 95,6-7, Jo 4,23),

b) Sentido amplo: mais do que prestar culto; é um estilo de vida, porque transcende o espaço do templo e o momento do culto, isto é, envolve a vida do adorador; resulta de andar com Deus; “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17,1).

Fonte: Canção nova

 

 

PUBLICIDADE

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário