Foto: Facebook/ekatol / BBC News Brasil
A voz do britânico John Volanthen foi a primeira a ser ouvida pelos 12 garotos e o técnico de futebol, após ficarem nove dias presos na caverna na Tailândia. Em entrevista à BBC, ele negou ter encontrado o grupo “por sorte” e revelou que foi “pelo cheiro” que os achou vivos.
“Tem sido dito por muitos representes da mídia que foi sorte. Eu digo que não foi esse o caso”, afirmou John Volanthen. Ele explicou que o procedimento de busca adotado foi nadar pelas passagens do complexo de cavernas e, onde houvesse um espaço com ar, os mergulhadores iam para a superfície para gritar e tentar sentir o cheiro.
Volanthen, um consultor de TI (tecnologia da informação), e Stanton, um ex-bombeiro, fazem parte da Equipe de Resgate em Cavernas South e Mid Wales, e já participaram de uma série de operações em países como Noruega, França e México.
Volanthen e Stanton filmaram o momento em que encontraram o grupo. É possível ouvir o mergulhador perguntando quantas pessoas estavam ali, agrupadas dentro da caverna. Ele fica visivelmente feliz ao saber que todos os 13 estão vivos.
“Vocês são muito fortes. Muito fortes”, disse o mergulhador ao encontrar as crianças.
Volanthen disse que, antes de deixar o grupo para planejar o resgate, tentou elevar o ânimo dos garotos. Quando os encontrou, não tinha nenhum alimento com ele – e os meninos estavam famintos, pedindo comida.
Facebook Comments