Home NotíciasPolitica Uma ou duas chapas de federal? Grupo de RF decide na segunda-feira

Uma ou duas chapas de federal? Grupo de RF decide na segunda-feira

Por Alagoas Brasil Noticias

Políticos alagoanos 

Quanto maior o grupo político em Alagoas, maior parece ser o desafio para compor uma chapa de deputado federal.

No grupo de Renan Filho o maior problema ontem, hoje e, provavelmente até a convenção, é a formação da chapa de deputado federal.

Antes existiam proposta para a formação de até três coligações. A “divisão por três”, assegura um importante dirigente do MDB está descartada: “hoje a discussão está na formação de uma só chapa ou duas. A ideia, na formação duas coligações é aproveitar melhor as sobras”, aponta.

Essa foi a única decisão tomada numa reunião esta semana que contou com a participação do senador Renan Calheiros (MDB) e do deputado federal Maurício Quintella (PR), ambos pré-candidatos ao Senado.

A próxima reunião, com todos os candidatos a deputado federal, já foi marcada para esta segunda-feira, 30. Serão eles, os candidatos, que vão decidir o desenho da chapa ou chapas.

Nas contas do dirigente emedebista, seria possível formar duas coligações de deputado federal, uma menor, podendo conquistar duas vagas e outra, com os candidatos considerados mais fortes, que poderia eleger quatro federais.

Prova dos 9

A conta para a eleição de deputado federal não fecha em nenhum grupo. No lado do governador, são feitas contas para eleger até seis vagas. O grupo de Rui Palmeira trabalha para eleger duas vagas. O bloco formado pelo PSB, PTC, PSDC, PPL, Patriotas PSC também faz contas para duas vagas. Ainda tem mais uma vaga que está nos planos do PSL e outra da Rede. São pelo menos 12 vagas “certas”, mas só 9 vão chegar lá.

Se a conta não fecha para a as nove vagas para a Câmara dos Deputados, a situação é ainda mais complicada na eleição de deputado estadual. São 27 vagas para a Assembleia Legislativa. A possibilidade de alianças e as dificuldades de composição podem ser seguramente multiplicada por três.

Fonte: Blog Edivaldo Júnior

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário