Home Alagoas Justiça de AL derruba lei municipal que proíbe catracas altas nos ônibus de Maceió

Justiça de AL derruba lei municipal que proíbe catracas altas nos ônibus de Maceió

Por Alagoas Brasil Noticias

Foto: Gilberto Farias | Catracas altas

A Justiça de Alagoas derrubou a lei municipal que proíbe as catracas altas nos ônibus de Maceió. A ação foi movida pela Federação dos Transportes dos Estados de Alagoas e Sergipe (Fetralse). Em maio, o Diário Oficial do Município trouxe a publicação que proibia a instalação de catracas elevadas nos ônibus de transportes coletivos de Maceió.

A decisão determina a suspensão dos efeitos da lei, permitindo a manutenção das catracas altas, sob pena de multa em caso de descumprimento. Bem como, que seja afastada em definitivo a aplicação da lei.

PUBLICIDADE

O documento expedido proíbe a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de exigir a retirada das catracas dos veículos de passageiros da capital, bem como também de aplicar multa.

A Lei proibia no art. 2o “qualquer tipo de dispositivo, catraca elevada”, o que não deixa qualquer alternativa para as empresas apresentarem um novo modelo do dispositivo.

As catracas altas foram instaladas para diminuir a evasão de passageiros, o fato, prejudica diretamente o equilíbrio econômico-financeiro das empresas. Outro aspecto é que esses equipamentos inibem ação dos criminosos, por não facilitar a passagem durante um ato criminoso.

A padronização da instalação das catracas altas nos ônibus da capital alagoana foi precedida de um estudo técnico elaborado pela própria SMTT, com a participação do Ministério Público Estadual, empresas de ônibus e Associação de Cegos de Alagoas.

Fonte: Cada minuto

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário