Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Mais oportunidade: Estudantes deodorenses ocupam vagas em estágios na Prefeitura de Marechal Deodoro

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 15 de agosto de 2018

Crédito: Secom Marechal Deodoro

Uma das premissas da gestão da Prefeitura de Marechal Deodoro, é o investimento em profissionais deodorenses. Além da contratação de trabalhadores da terra nas obras do município, a Prefeitura vem oportunizando diversos estudantes com estágios profissionais. Durante os quase dois anos de gestão, mais de 50 universitários já foram oportunizados.

Em antigas gestões, o município disponibilizava apenas sete vagas para estágios. Sete meses após assumir a gestão, o prefeito Cacau enviou para a Câmara Municipal de Vereadores um projeto de Lei, que firmava um convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Após aprovação, o executivo contratou, inicialmente, mais de 40 jovens para estágio profissional.

PUBLICIDADE

Hoje, dezenas de deodorenses tem a chance de mostrar seus potenciais acadêmicos em diversas áreas do executivo municipal, como arquitetura, comunicação, nutrição, pedagogia, direito, engenharia, enfermagem, odontologia, administração, informática, dentre outras.

Com centenas de inscrições de deodorenses, a seleção para o estágio iniciou por meio de um edital, aberto em 2017. No processo seletivo, uma das principais exigências era residir em Marechal Deodoro, dando oportunidade aos estudantes da terra, gerando mais renda e contribuindo para uma solidificação profissional no município.

De acordo com o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho Cacau, a educação é a base da transformação, e a valorização dos estudantes e profissionais da terra é uma das premissas de sua gestão.

“É com a educação que se constrói um novo amanhã. Faço questão de que os estagiários selecionados sejam da terra, deodorenses. Quem me conhece, trabalha comigo sabe que sempre defendi a importância de investir na juventude. É dessa forma que o município abre espaço para os estudantes deodorenses, para que aqui eles aprendem e aqui eles contribuam com o crescimento de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Crescimento Profissional

Apesar de ter ampliado as vagas para estágio há cerca de um ano, em pouco tempo, o município já vem colhendo os frutos desses investimentos. Tendo mostrado grande potencial em suas funções, ex-estagiários, já formados, foram efetivados pelo município com cargos em comissão.

O jovem deodorense Jorge Henrique dos Santos Silva, de 29 anos, cresceu participando de diversas atividades nas igrejas históricas do município. Sua paixão e envolvimento com o conjunto arquitetônico da cidade começou desde criança. Hoje, ele integra a Superintendência de Cultura e Preservação do Patrimônio Histórico e teve sua primeira oportunidade dada pelo município.

“Eu vi que poderia trabalhar na cidade onde eu moro, fazendo o que eu gosto e no serviço público, daí não perdi a chance e me inscrevi. Iniciei como estagiário, depois me formei e passei a ocupar o cargo de técnico, por questões documentais, até assumir de fato e direito como arquiteto. É como se fosse degraus e eu fui subindo aos poucos. Eu só vejo isso como uma oportunidade. É uma grande visão da gestão investir em quem é da terra e quer construir carreira”, contou.

Assim como Henrique, o advogado José Divaldo dos Santos Junior, de 23 anos, formado em direito, também teve sua chance. Morador do bairro da Poeira, o jovem iniciou seus trabalhos como estagiário na Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), e hoje ocupa o cargo em comissão realizando o gerenciamento de processos administrativos do órgão. Ele conta que as oportunidades foram grandes desafios.

“É um novo momento em Marechal Deodoro, porque em outras épocas eu tentei estagiar e nunca tive a oportunidade. E com a chance, sendo estagiário eu tive meus desafios, mas nada se compara a de um funcionário municipal. Isso se torna mais importante, pois posso mostrar muito mais o meu valor.  Hoje os estudantes deodorenses têm essa oportunidade de poder se destacar, aprender, crescer e contribuir com o município. É uma grande atitude da gestão”, afirmou.

Fonte: Alagoas 24 horas

 

 

 

Galeria de Imagens