Home Mundo Novos terremotos na Indonésia deixam 10 mortos

Novos terremotos na Indonésia deixam 10 mortos

Por Alagoas Brasil Noticias

Novos terremotos, incluindo um de 6,9 graus de magnitude, que atingiram as ilhas indonésias de Lombok e Sumbawa, no domingo (19), mataram 10 pessoas e deixaram 24 feridas, de acordo com a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes. Os abalos acontecem cerca de duas semanas depois de tremores provocarem a morte de quase 500 pessoas.

O balanço foi divulgado nesta segunda-feira (20) pelo porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, indica ainda que 151 casas ficaram danificadas e que houve interrução no fornecimento de energia elétrica.

Os tremores provocaram pânico no subdistrito de Sembalun, em Lombok, que fica próximo do monte Rinjani, onde muitas pessoas já estão vivendo em barracas porque tiveram suas casas destruídas no início do mês. Houve deslizamentos de terras nesta região, o que contribuiu para aumentar o medo dos moradores.

Em Sumbawa, um bairro atingido por um incêndio que começou em uma casa desmoronada, segundo a Associated Press.

O primeiro tremor, de 6,3 graus, foi registrado ao meio-dia de domingo (19). Doze horas depois, um terremoto de 6,9 graus foi registrado, seguido por tremores secundários. O epicentro do segundo terremoto foi localizado a uma profundidade de 20 km, cinco km ao sul de Belanting, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

A ilha de Lombok, vizinha de Bali, foi devastada por dois grandes terremotos nos dias 29 de julho e 5 de agosto, que deixaram quase 500 mortos e milhares de desabrigados.

Círculo de Fogo do Pacífico

A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas, está em uma das regiões mais propensas a tremores e atividade vulcânica do mundo: o Círculo de Fogo do Pacífico. Cerca de 7 mil tremores atingem essa área por ano, em sua maioria de magnitude moderada.

 

A região, de cerca de 40 mil km de extensão, tem formato de ferradura e circunda a bacia do Pacífico, abrangendo toda a costa do continente americano, além de Japão, Filipinas, Indonésia, Nova Zelândia e ilhas do Pacífico Sul.

Em 2004, um tremor de magnitude 9,1, perto da costa noroeste da ilha de Sumatra, gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 14 países no Oceano Índico.

Fonte: G1 Mundo

PUBLICIDADE

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário