Home NotíciasSaúde Novos leitos do HE do Agreste reduzem tempo de internação de pacientes

Novos leitos do HE do Agreste reduzem tempo de internação de pacientes

Por Alagoas Brasil Noticias

Danilo Juviano Silva destaca qualidade do atendimento no HE do Agreste | Fotos: Davi Salsa | Texto de Davi Salsa

A triplicação do número de leitos do Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca, reduziu significativamente o tempo de internação de pacientes que necessitam de cuidados na unidade. Até junho deste ano, o HE do Agreste contava com 40 leitos. A partir dos esforços do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a unidade ganhou 80 novos leitos, triplicando sua capacidade de internação para 120.

Antes das obras de triplicação dos leitos da enfermaria e da UTI, que passou de sete para 21 leitos, o tempo médio de permanência do paciente variava entre sete e dez dias. Com a ampliação da aumento da capacidade de internação do HE, possibilitou agilizar o atendimento, qualificando a assistência aos pacientes e o trabalho da equipe multidisciplinar.

“Antes da expansão, as equipes médicas aguardavam, na Área Amarela, a liberação de leitos na internação. Agora, com o aumento do número de leitos, desafogamos aquele antigo setor e o paciente fica internado, no máximo, entre dois e três dias”, revela a gerente do Hospital de Emergência do Agreste, médica Regiluce Santos.

A unidade também recebeu investimentos do Governo do Estado na aquisição de equipamentos modernos, como ventiladores pulmonares, desfibriladores e eletrocardiogramas, entre outros aparelhos. Segundo a gerente da unidade, após a inauguração dos novos leitos, foi feita uma adequação e os espaços na unidade de saúde foram otimizados para oferecer um serviço com mais qualidade e cada vez mais humanizado, deixando o ambiente do HE do Agreste melhor estruturado, mais amplo e confortável.

Residente no bairro Ouro Preto, em Arapiraca, o jovem Danilo Juviano Silva, 19 anos, está internado em um dos novos leitos do hospital e constata os avanços alcançados nos últimos meses. Acompanhado da mãe, Marlene Juviano Silva, o rapaz se recupera de um acidente com motocicleta. Ele sofreu uma fratura exposta na perna direita e recebe os cuidados e atenção necessários à sua recuperação.

“Pensei que fosse sofrer mais e não esperava encontrar uma estrutura dessas aqui no Hospital de Emergência do Agreste. Além da sala limpa, modernos equipamentos e ar-condicionado, contamos com um banheiro nessa enfermaria”, relata o paciente, que também elogiou o atendimento dos profissionais que atuam na unidade.

Histórico

Com 15 anos de atividades, o Hospital de Emergência do Agreste é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) para o atendimento a vítimas de traumas de Média e Alta complexidade no interior do Estado. O estabelecimento atende pacientes na área da urgência e emergência de 52 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de pessoas vindas dos estados de Pernambuco, Sergipe e Bahia.

Fonte: Agência Alagoas

 

 

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário