O presidente russo, Vladimir Putin, disse neste domingo (11) que quer ter um amplo diálogo com os Estados Unidos sobre o tratado de mísseis da era da Guerra Fria, informaram agências de notícias russas. O presidente americano anunciou no mês passado que seu país vai se retirar do acordo.
Os dois tiveram uma breve e informal conversa em Paris neste domingo, em paralelo aos atos para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial.
“Sim”, respondeu Putin, ao ser consultado por um jornalista sobre se havia conseguido conversar com Donald Trump, de acordo com a agência russa de notícias Ria Novosti. “Boa”, acrescentou o presidente russo, ao ser questionado sobre como foi a conversa.
O tratado
O Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF, sigla em inglês) foi assinado em 1987 pelos então presidentes americano e soviético, Ronald Reagan e Mikhail Gorbachov, respectivamente.
Ele suprime o uso de uma série de mísseis de 500 a 5000 quilômetros de alcance e colocou fim à crise gerada nos anos 1980 pela implantação dos SS-20 soviéticos, que apontavam para as capitais ocidentais.
Fonte: G1 Mundo
Facebook Comments