Home ANADIA -AL . Anadia participa das homenagens a Zumbi dos Palmares dia da Consciência Negra

Anadia participa das homenagens a Zumbi dos Palmares dia da Consciência Negra

Por Alagoas Brasil Noticias

Grupo de capoeira, Meninos de Anadia se fizeram presente na Serra Barriga

A Serra da Barriga foi o cenário de uma vasta programação em celebração à Consciência Negra, nesta terça – feira, dia 20 de Novembro 2018.

É o segundo ano que o grupo de capoeira, Meninos de Anadia, participa do evento em homenagem ao grande líder negro Zumbi. A comemoração teve início na madrugada do dia 20, com uma homenagem dos líderes das religiões de matriz africana, aos seus ancestrais. 

Professor Osvaldo Chagas, ao lado dos descendentes dos Quilombolas do Povoado Jaqueira

Projeto Cultural Esportivo Resgatando o Futuro Chã da Mangabeira, se apresentou no local, sob o comando do  organizador do grupo capoeirista,  Amauri Messias Barbosa ( Biu do Isauro ).

Segundo o organizador do grupo de capoeira, Amauri Messias. “O Dia da Consciência Negra é o momento de lembrar que toda a liberdade é conquistada com sacrifício de muitos, e temos que valorizar aqueles que preservaram nossa cultura e nossas tradições”, disse.

Serra da Barriga comemoração ao dia da Consciência Negra

Lembrando que, o professor, Osvaldo Chagas, acompanhado de outros professores(as) e representantes quilombolas do povoado Jaqueira, se deslocaram também para prestigiar as homenagens a Zumbi dos Palmares, no dia da Consciência Negra 20 de Novembro. 

Monumento em Homenagem ao Guerreiro Zumbi dos Palmares

Símbolo de liberdade e de preservação da cultura afro-brasileira, a Serra da Barriga, região que abrigou o Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos durante o período colonial, foi tombada há 31 anos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Componentes do Grupo Capoeira “Meninos de Anadia”

Para o professor Osvaldo Chagas, as celebrações têm relevância na reflexão do importante legado deixado pelo povo negro, na formação histórica, cultural e religiosa do povo brasileiro. “Além do reconhecimento a esse povo forte e guerreiro que luta para reafirmar suas crenças, costumes e valores, temos o dever de buscar juntos a inclusão dos remanescentes dos povos africanos”, disse o professor.

Componentes do Grupo de Capoeira Meninos de Anadia se apresentam em homenagem ao dia da Consciência Negra.

Vale lembrar que, a Prefeitura Municipal de Anadia, através da diretoria de Esportes e Lazer que tem como diretor,  Humberto Jorge, colabora sempre com o grupo de capoeira, neste evento, forneceu o transporte para que o desejo desses abnegados praticantes e educadores se desloque até a Serra da Barriga para participar e se confraternizar com o pessoal do local, interagindo e conhecendo a história do líder Zumbi.

Componente Capoeirista Meninos de Anadia

Fonte: ABN | Alagoas Brasil Noticias 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário