Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Eletrobras Distribuidora Alagoas é vendida em leilão com proposta única

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de dezembro de 2018

Ceal-868x644

Antiga Ceal foi vendida nesta sexta em leilão, em São Paulo | Imagem: Reprodução

A Equatorial Energia S.A. saiu vencedora do leilão da Companhia Energética de Alagoas (Ceal), última das seis distribuidoras da Eletrobras colocadas à venda em 2018, realizado nesta sexta-feira (28) na B3, a antiga Bolsa de Valores de São Paulo.

A proposta da Equatorial foi a única apresentada pela Ceal. O índice de deságio oferecido foi zero – ou seja, a empresa não ofereceu nenhum desconto de tarifa aos consumidores. A Ceal atende 102 municípios alagoanos e 1,045 milhão de consumidores.

A venda das distribuidoras da Eletrobras era considerada fundamental para que o governo consiga levar adiante o projeto de privatização da estatal.

Com a decisão da Eletrobras de não renovar a concessão das distribuidoras em 2016, o governo resolveu privatizar seis empresas: Ceal, Ceron, Amazonas Energia, Boa Vista, Eletroacre e Cepisa. Desde então, a Eletrobras tem operado as companhias temporariamente.

Em fevereiro, a assembleia da Eletrobras aprovou a venda das distribuidoras. Decidiu, ainda, assumir R$ 11,2 bilhões em dívidas das empresas. Se as distribuidoras não fossem vendidas, a Eletrobras informou que faria a liquidação das empresas, ou seja, encerraria a operação. Nesse caso, a União deveria assumir a operação do serviço.

Adiamentos

Inicialmente, o lelião estava previsto para 19 de dezembro, mas foi adiado, segundo o presidente-executivo da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr., para atender investidores interessados no ativo.

Fonte: Gazeta Web

Galeria de Imagens