Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Venezuela condena militares acusados de conspiração para derrubar Nicolás Maduro

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 28 de dezembro de 2018

nnn

Nove militares venezuelanos, da ativa e da reserva, foram condenados por “conspiração” para derrubar o presidente da VenezuelaNicolás Maduro, em 2014, informou o Supremo Tribunal de Justiça (TSJ, na sigla em espanhol) nesta quarta-feira (26).

O mais alto tribunal do país confirmou as condenação depois que um tribunal e uma corte marcial rejeitaram os recursos apresentados pelos militares. Eles foram acusados de “preparar em 2014 um movimento insurrecional e desestabilizador, chamado Operação Jericho, contra o governo nacional”.

“As diferentes condenações do Conselho de Guerra Acidental de Caracas foram confirmadas, pois estavam envolvidos – como autores ou cúmplices imediatos – nos crimes de instigação de rebelião e contra o decoro militar”, acusou o TSJ, acusado pela oposição de “servir” a Maduro.

As sentenças variam de cinco a oito anos de prisão e envolvem o major-general Oswaldo Hernández, o coronel da reserva José Delgado e sete outros oficiais da Aeronáutica, do Exército e da Marinha, segundo um comunicado do TSJ.

Os oficiais foram presos entre março e maio de 2014.

De acordo com fragmentos do arquivo publicado pela imprensa local, o plano consistia em tomar destacamentos militares, prender Maduro e outros líderes do chavismo e gerar uma mobilização de cidadãos para derrubar o governo.

Fonte: G1 Mundo

Galeria de Imagens