Home Alagoas Comércio de Alagoas registra saldo positivo no emprego depois de três anos

Comércio de Alagoas registra saldo positivo no emprego depois de três anos

Por Alagoas Brasil Noticias

Setor do comércio acumula saldo positivo na geração de empregos em Alagoas

FOTO: ARQUIVO/ALIANÇA COMERCIAL

Levantamento divulgado pelo Instituto Fecomércio de Alagoas nesta terça-feira (22) revela que, de janeiro a novembro de 2018, o comércio alagoano acumula saldo positivo na geração de emprego, com 1.480 postos formais de trabalho – a diferença entre as 22.941 contratações e os 21.461 desligamentos no período.

Baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, o estudo revela que a alta acontece depois de três anos de queda no emprego do setor.

No mesmo período de 2017, segundo a Fecomércio-AL, o saldo foi negativo, pois houve perda de 721 postos de trabalho. E quando verificado o saldo de 2016, a perda de empregos no setor foi ainda maior: 3.050 postos – maior até do que em 2015, primeiro ano da crise, no qual a redução de colaboradores foi de 2.060.

Para o assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Felippe Rocha, o saldo positivo de 2018 teve como fatores o bom desempenho do Comércio e a recuperação dos Serviços em 2018. 

Segundo ele, até novembro o volume de vendas do Comércio cresceu 0,7% e a receita nominal subiu 2,7%. Comparado com novembro de 2017, o volume de vendas aumentou 3,7% e, a receita, 7,2%. “Isso demonstra que, em comparação aos mesmos meses de 2017, o setor vendeu mais e, consequentemente, aumentou a demanda por mão de obra”, explica.

“O fato é que o setor de comércio, somando com serviços e o setor terciário total, é o setor que mais emprega em Alagoas. Já chegou a empregar com carteira assinada cerca de 242 mil pessoas no terceiro trimestre de 2015, e hoje emprega 200 mil pessoas, valor 17% menor”, observa Felippe.

Fonte: Gazeta web

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário