Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Fernandez e Kirchner derrotam Macri nas eleições primárias na Argentina

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de agosto de 2019

ff

Presidenciável argentino Alberto Fernández e sua vice, Cristina Kirchner. (Foto: Alberto Fernández e Cristina Kirchner) 

Revista Fórum – As eleições primárias na Argentina, ocorridas neste domingo (11), mostram que o jogo político na América Latina, que viu a ascensão de governos de extrema direita nos últimos tempos, começa a mudar.

A chapa progressista encabeçada por Alberto Fernandez, com Cristina Kirchner na vice-presidência, derrotou o grupo conservador de direita liderado pelo atual mandatário, Mauricio Macri – apoiado por Jair Bolsonaro. Na primeira parcial, com 58,7% das urnas apuradas, Fernandez/Kirchner obtiverem 47,01% dos votos, contra 32,66% do presidente, que tenta a reeleição.

Macri concedeu entrevista ao informativo El Destape reconhecendo a derrota. “Dói ver que não tivemos hoje o resultado que esperávamos”, disse o atual mandatário argentino.

Cerca de 75% dos eleitores aptos foram às urnas, de acordo com a Justiça eleitoral – 4 pontos percentuais a mais que na última primária presidencial, em 2015. As urnas ficaram abertas das 8h às 18h. Pesquisas de boca de urna mostram a vitória de Fernandez/Kirchner, que teriam atingido porcentual acima dos 45%.

Confira a reportagem completa no site da Revista Fórum

Fonte: Brasil 247

Galeria de Imagens