Municípios

Adolescentes com sinais de embriaguez depredam monumento de Zé do Cavaquinho

Escultura fica localizada na Praça Apolinário Rebelo, no município de Viçosa; prefeitura da cidade está à procura dos infratores | Por Greyce Bernardino | Vale Agora Web | 09/09/2019 | 11h33

Monumento teve os braços e pé arrancados

FOTO: REPRODUÇÃO

A escultura de Zé do Cavaquinho, localizada na Praça Apolinário Rebelo, no município de Viçosa, no interior de Alagoas, foi depredada e parcialmente destruída por vândalos, nas primeiras horas da manhã desse domingo (08). O monumento teve os braços e pé arrancados, além do próprio cavaquinho.

Este mais recente ato de vandalismo contra a escultura teve proporções bem maiores que os anteriores, chamando a atenção de populares que se revoltaram e usaram as redes sociais para denunciar os vândalos. Após o ato, eles gravaram um vídeo e postaram na internet. 

Nas imagens, é possível perceber que os infratores são, na maioria, adolescentes, além de apresentarem sinais de embriaguez. “Eu disse logo cedo que os caras iriam assassinar o Zé do Cavaquinho, mas ninguém acreditou”, disse um deles, durante a gravação do vídeo.

Segundo a Prefeitura de Viçosa, o Município já mobilizou o Conselho de Cultura, que tem à frente a arquiteta Manuela Ribeiro e, que junto aos órgãos de Segurança Pública, vão tentar identificar os autores para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Veja o vídeo!

Adolescentes com sinais de embriaguez depredam monumento

Imagem: cortesia

Homenagem 

José Rodrigues de Moura, o Zé do Cavaquinho, nasceu no dia 10 de dezembro de 1911. Do bar Trovador Berrante, na Praça Apolinário Rebelo, ele fez o ponto de encontro dos intelectuais, escritores, músicos, contadores de histórias e boêmios em geral que viveram na Viçosa, nos anos 60 e 70. Do seu cavaquinho, saíram composições que encantaram até Waldir Azevedo, o criador do chorinho “Brasileirinho”.

A escultura em sua homenagem foi erguida na administração do prefeito Peri Brandão, entre 2005 e 2008. 

Fonte: Gazeta web

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar