Municípios

Prefeitura de Rio Largo cria centrais de abastecimento farmacêutico e otimiza distribuição para unidades básicas de saúde

Por Assessoria | 11/09/2019 | às 09:05 | Interior

Foto: Cada Minuto

O objetivo do Prefeito Gilberto Gonçalves é a criação de quatro Farmácias Centrais. Três já começaram a funcionar desde a última sexta-feira (06): a Farmácia Central Eduardo Campos, a Farmácia Central Audeir Peixoto e a Farmácia Central Pedro Jacinto. Já a Farmácia Central Centro, ainda está em fase de montagem. 

Para a construção de um serviço socialmente útil, existe um mapa de solicitação mensal pelas instituições, utilizado para registrar a entrada e saída dos medicamentos e correlatos até o quinto dia útil de cada mês.

No caso de esgotamento de alguma medicação, a Unidade Básica de Saúde – UBS faz o pedido extra através de uma Comunicação Interna – CI, não deixando faltar para oa usuários. Com a medida, o prefeito e os secretários querem garantir que todas as unidades sejam devidamente abastecidas, não só de medicamentos, como também dos correlatos.

Em Rio Largo, todo pedido é feito por meio do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas – Conisul, no qual 52 municípios fazem parte. Essa união fortalece a relação com os fornecedores para garantir melhores preços e atender a uma demanda muito maior.  Outro ponto importante com a iniciativa, é uma maior atenção à qualidade e ainda uma validade mais longa.

Dessa forma, ainda garantem atendimento humanizado, otimização dos recursos e efetiva implementação de ações capazes de promover a melhoria das condições de assistência à saúde e da oferta dos serviços farmacêuticos qualificados.

“O prefeito Gilberto Gonçalves quer garantir às pessoas que precisam de medicamentos e correlatos e medicamentos controlados, que após a consulta nas unidades básicas de saúde Policlínica e CAPS, possam obter a medicação e correlatos através de recurso legal e de forma comprometida. E, por este motivo montou a CAF, que ajuda na entrada e na saída em âmbito físico e financeiro, mantém o estoque regular e sem falta nas unidades”, declara Louise Santos, Coordenadora da Assistência Farmacêutica do município.

Fonte: Cada Minuto 

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar