Esportes

Lições da Recopa: Athletico tenta aprender com a derrota para o River para levar a Copa do Brasil

Após fazer 1 a 0 sobre o River Plate na ida, mas levar 3 a 0 na volta, Athletico tira lições para a Copa do Brasil. "Já sofremos muito, e sinto que estamos preparados", diz Tiago Nunes | Por Fernando Freire e Monique Silva | Porto Alegre | 17/09/2019 | 10h31

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

O Athletico tira lições dos duelos com o River Plate para não repetir os erros e conquistar a Copa do Brasil. Na Recopa, o Furacão venceu por 1 a 0 na ida, mas levou 3 a 0 no Monumental de Nuñez. Na Copa do Brasil, o Athletico também abriu 1 a 0 contra o Internacional, mas quer, agora, escrever um novo final.

– O jogo contra o River, para nós, foi um jogo de muitos ensinamentos. A gente espera tirar o máximo de proveito do que já passamos na temporada, tentar manter a postura que a gente já tem, tentar buscar lá o resultado positivo dentro do Beira-Rio, mas sabendo que, mentalmente e fisicamente, tem que estar muito forte para conseguir superar um adversário – analisou Tiago Nunes.

Na Recopa, o Athletico dominou o primeiro jogo, mas abriu só 1 a 0 de vantagem. Na volta, o River Plate pressionou do início ao fim e construiu o 3 a 0 com dois gols nos acréscimos. Na ocasião, o Athletico, com Lucho González de titular, deixou espaços no meio. E o time de Marcello Gallardo atacou muito para cima de Renan Lodi e não deixou o camisa 12 – que era a principal arma do Furacão – passar do meio-campo.

Além de tirar lições do 3 a 0 para o River Plate, o Athletico ainda busca inspiração e experiências de outros jogos, como os duelos com o Flamengo no Maracanã, pela Copa do Brasil, e com o Boca Juniors na Bombonera, pela Libertadores. Por toda essa bagagem, Tiago Nunes vê o Furacão preparado para encarar um Beira-Rio lotado na quarta.

– A gente vem com o nível de confiança alto por tudo o que a gente já atravessou nesta temporada, de enfrentar cenários de um Monumental de Nuñez com 60 mil pessoas, um Maracanã com 70 mil, uma Bombonera lotada. Então, a gente já sofreu muito este ano, já enfrentou muitos cenários de pressão, e sinto que a gente está preparado para fazer um grande jogo na volta também.

O objetivo de Tiago Nunes é fazer com que o Athletico consiga impor seu estilo, com troca de passes e controle de jogo. A escalação, inclusive, deve ser a mesma do jogo de ida, com Santos; Khellven, Bambu, Léo Pereira e Márcio Azevedo; Wellington, Bruno Guimarães e Léo Cittadini; Nikão, Rony e Marco Ruben.

– Teremos um grande jogo na volta. Como falei para o Odair, que vença a equipe que merecer mais. Sobre as estratégias, é tentar manter nossa postura, sabermos defender bem, conseguirmos ter uma postura de não abrir mão de jogar com a bola no pé, de nos aproximarmos para tentar chegar no campo adversário com a bola de pé em pé e tentar explorar as virtudes dos nossos atacantes – completou Tiago Nunes.

Tiago Nunes beija a medalha de vice da Recopa: lições para a Copa do Brasil — Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Tiago Nunes beija a medalha de vice da Recopa: lições para a Copa do Brasil — Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A finalíssima está marcada para 21h30 desta quarta-feira, no Beira-Rio. Após a vitória por 1 a 0 na ida, o Athletico precisa de pelo menos um empate para se sagrar campeão. Derrota por um gol de diferença leva para os pênaltis. O Inter precisa vencer por pelo menos dois gols.

O jogo entre Inter e Athletico terá transmissão ao vivo da TV Globo e do GloboEsporte.com para todo o país, com narração de Luis Roberto e comentários de Caio Ribeiro e Roger Flores. O SporTV também transmite ao vivo, com Milton Leite, Lédio Carmona e Ricardinho. O GloboEsporte.com ainda faz transmissões ao vivo pré e pós-jogo, com entrevistas de técnicos e jogadores, além de análises dos comentaristas.

Internacional x Athletico

  • Finalíssima da Copa do Brasil
  • Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
  • Quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
  • Transmissão: GloboEsporte.com, Globo, SporTV e Premiere FC
  • Árbitro: Wilson Pereira Sampaio (GO)
  • Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)

Fonte: Globo Esporte

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar