EsportesSLIDE

Flamengo vende transmissão para Portugal, exibe jogos para exterior e puxa fila para outros clubes

Partidas veiculadas nas redes sociais flamenguistas, YouTube e Facebook, serviram de modelo para que adversários como o Corinthians replicassem o modelo em seus próprios canais. 22/10/2019 12h00

Enquanto clubes de futebol brasileiros ainda avançam com a venda dos direitos de transmissão internacionais, o Flamengo tem aproveitado a boa fase no Campeonato Brasileiro para atender flamenguistas no exterior por duas vias. O clube tem vendido esses direitos para Portugal e feito a transmissão para o restante do mundo em suas redes sociais.

Em Portugal, em função do sucesso do técnico Jorge Jesus, o clube rubro-negro chegou a um consenso com o Canal 11. A emissora tem comprado os direitos de transmissão das partidas do Flamengo para o país, com contratos jogo a jogo. Os valores obtidos são divididos meio a meio com os adversários do clube carioca nos duelos em questão.

Para o resto do mundo, o Flamengo tem feito a transmissão das partidas por meio de seus canais no YouTube e no Facebook. O clube exibe as imagens fornecidas pelo Grupo Globo e produz o próprio áudio, com uma equipe composta por narrador, comentaristas e repórteres de campo. Essa modalidade ainda não abriu uma fonte de arrecadação.

A direção flamenguista não está preocupada, por enquanto, com a monetização dessas transmissões. A exibição dos jogos para o exterior tem como principal objetivo atender flamenguistas que moram fora do Brasil. A partir dessa experiência, o clube coletará informações úteis para dar continuidade às negociações relativas aos direitos internacionais.

Até o momento, foram exibidos os confrontos com Internacional, São Paulo, Chapecoense, Atlético-MG, Athletico-PR, Fortaleza e Fluminense. A diretoria do Flamengo já confirmou a transmissão da partida com o CSA.

A transmissão das partidas para o exterior ainda não tem nada a ver com a internacionalização da marca do clube – ou, em outras palavras, com a formação de torcedores entre populações estrangeiras. O intuito da diretoria flamenguista é o atendimento de brasileiros que imigraram e não tinham acesso aos jogos desde que os jogos deixaram de ser transmitidos pela Globo internacional, a partir desta temporada.

O Flamengo também tem feito transmissões para o território brasileiro por meio de suas redes sociais. Mas não pode haver a exibição da imagem do campo para não prejudicar os direitos vendidos para o Grupo Globo. Neste caso, o clube exibe a imagem da arquibancada do Maracanã e mostra a cabine de locução, além de flashes de seus repórteres na beira do campo.

Fonte: Globo Esporte

Facebook Comments

Artigos relacionados

Fechar