Home Brasil ‘Servidor exemplar terá estabilidade após Reforma’, diz Paulo Guedes

‘Servidor exemplar terá estabilidade após Reforma’, diz Paulo Guedes

Por Alagoas Brasil Noticias

O ministro da Economia, Paulo Guedes, convocou uma entrevista coletiva nesta terça-feira, 5, para falar sobre as Propostas de Emenda à Constituição (PECs), entregues pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso. A Reforma Administrativa e as privatizações foram temas abordados.

Sobre a Reforma Administrativa, o ministro Paulo Guedes garantiu que os direitos adquiridos pelos atuais servidores serão mantidos. “As reformas que nós estamos propondo não atingem nenhum direito adquirido de quem já está aqui”, confirmou o titular da pasta.

Já para os novos funcionários públicos do Poder Executivo, a estabilidade só será conquistada após o período de três a quatro anos no cargo.

 

“Daqui para frente, entre, seja um servidor exemplar em três, quatro anos de aperfeiçoamento, dependendo da função… Tem que ter um período de servir para ser selecionado. (Após esse período, se avaliarmos) ‘bom, esse é realmente um servidor publico’, (então ele) ganha a estabilidade”, explicou Guedes. 

Nas regras atuais, o servidor conquista a estabilidade depois dos três anos do estágio probatório. Com a Reforma, esse período poderá ser maior e mais rígido, no controle de qualidade dos serviços. “A mentalidade de servidor público é adquirida quando você serve a população alguns anos antes de ser efetivado”, contatou o ministro.

O governo pretende aperfeiçoar o serviço público nos próximos anos, de forma a aproximá-lo da realidade do mercado privado. Os aprovados em novos concursos públicos, por exemplo, devem ter salários mais baixos que os pagos atualmente. 

“O jovem, em vez de entrar com o salário quase igual ao do Valderi e Mansueto, que estão trabalhando aqui há 20 anos, vai entrar com um salário mais baixo, compatível com a iniciativa privada. Que história é essa de ter privilégios?”, indagou Paulo Guedes. 

Fonte: Folha Dirigida

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário