Home Alagoas Representantes mirins ocupam cargos públicos no Dia Mundial da Criança em Maceió

Representantes mirins ocupam cargos públicos no Dia Mundial da Criança em Maceió

Por Alagoas Brasil Noticias

Maceió ganha representantes mirins no Dia Mundial da Criança

FOTO: MARCO ANTÔNIO/SECOM MACEIÓ

 
 

Em alusão ao Dia Mundial da Criança, Prefeitura e secretarias municipais vão ganhar, pelo terceiro ano consecutivo, representantes mirins por um dia. Durante todo o dia 21 de novembro, crianças e adolescentes ocuparão simbolicamente um cargo público e irão desenvolver atividades juntamente com os gestores.

A ação, que acontece no mundo todo, faz parte das comemorações da data e conta com a participação de representantes do poder executivo, legislativo, judiciário e instituições da rede de proteção e garantia dos direitos de criança e adolescentes.

Este ano, o apelo global à ação é a celebração dos 30 anos da convenção dos direitos da criança e é uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), através da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU).

A chefe de gabinete, Andrea Houly, explica que a proposta é valorizar os direitos da criança e do adolescente, por meio da ocupação de espaços institucionais importantes. “Em 2018 o dia mundial da criança foi instituído por lei em Maceió e este ano iremos celebrar a convenção dos 30 anos dos direitos das crianças. Nós vamos reunir cerca de 15 crianças que irão ocupar espaços no legislativo, executivo, judiciário, controle social e outras instituições da rede de proteção e garantia dos direitos das crianças com o objetivo de que durante esse dia essas crianças sejam protagonistas nesses espaços.”

A data é considerado um dia de ação para defender e conscientizar a população sobre os problemas que as crianças enfrentam. Mas é também um momento para celebrar o progresso feito para as crianças.

Para a consultora do Unicef para a Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), Juliana Vergetti, este é um momento para todos se unirem em torno desta causa. “É um dia de ação para defender o direito das crianças e conscientizar a população para que todos possam ajudar a construir um lugar onde todas as crianças estejam na escola, protegidas contra danos e que possam crescer e se desenvolver com seus direitos assegurados”, pontuou.

Ela explica ainda que o Dia Mundial da Criança foi instituído internacionalmente para o dia 20 de novembro, mas em Alagoas devido às comemorações do Dia da Consciência Negra, a ação será promovida no dia 21.

A abertura da ação será na Prefeitura de Maceió, ás 08h, com solenidade de posse das crianças atendidas pela Rede Municipal de Educação, pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e AABB Comunidade.

Ao final do dia, todos os participantes irão se reunir na Câmara Municipal de Maceió e assistirão a uma Sessão Extraordinária. Além disso, as crianças darão seus depoimentos sobre a experiência.

Fonte: Gazeta web

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário