Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Funcionários do Hospital Sanatório fazem protesto e podem paralisar trabalhos

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de novembro de 2019

201911141245_e9936cbc9e

Diversos funcionários protestaram em frente ao Hospital Sanatório  | FOTO: Patrícia Machado

Funcionários do Hospital Sanatório realizaram um ato, nesta quinta-feira (14), em frente à unidade de saúde, para chamar a atenção da sociedade para uma possível greve dos trabalhadores. Eles cobram o pagamento de férias, que não são pagas há mais de um ano, e reclamam dos constantes atrasos nos salários. O hospital alega que não está recebendo repasses do governo do estado. 

Cerca de 70 funcionários da instituição estiverem presentes no ato. Usando narizes de palhaço, os profissionais gritaram palavras de ordem pedindo por “respeito já”. 

Segundo os responsáveis por organizar a ação, os pagamentos dos salários de todos os funcionários vêm apresentando diversas irregularidades, assim como o repasse do 13º no prazo previsto por lei e as férias remuneradas.

“Estamos há  um ano e dois meses sem receber o valor das férias. Pagaram até  setembro do ano passado. Eu, por exemplo, tirei férias em outubro de 2018 e em setembro de 2019 e, desde então, estou sem receber”, disse uma funcionária que não quis ser identificada.

Caso não haja negociação durante audiência marcada para a próxima terça-feira (19), os profissionais vão deflagrar greve, paralisando os serviços. Muitos funcionários já estão se ausentando das atividades, alegando não ter o dinheiro da passagem. Em alguns setores, faltam insumos.

“Várias vezes eu já entrei por trás do ônibus para vir trabalhar, pois não tenho o dinheiro da passagem. Fiz isso em respeito aos colegas de trabalho e aos pacientes, uma situação vexamosa”, disse um técnico de enfermagem que não quis ser identificado

Contudo, o hospital alega que não vai descontar dos salários os dias que os funcionários precisarem faltar por falta de dinheiro para pagar a passagem.

De acordo com alguns trabalhadores, o grande problema vem sendo causado por falta de interesse do Governo de Alagoas, que, segundo o Sindicato dos Técnicos Industriais do Estado (Sintecal), tem tratado a situação com “descaso”.

“A situação é cada vez mais caótica. O hospital depende de alguns incentivos e verbas do Ipaseal, que é um convênio do próprio governo, que ao meu ver, não está dando importância para isso”, revelou Jose Severino, presidente do Sintecal.

A audiência da próxima terça será na Procuradoria Regional do Trabalho, que convocou o Hospital e o Estado para tratarem do assunto, uma vez que o hospital alega que recursos do governo e do Ipaseal Saúde estão atrasados, o que vem comprometendo os pagamento.

Fonte: Gazeta Web

Galeria de Imagens