Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Programa Vida Nova nas Grotas beneficia mais de 300 famílias no bairro Antares

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 30 de novembro de 2019

dd

Já são 26 obras entregues e 27 outras com benfeitorias em execução, completando 53 grotas atendidas pelo programa (Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

O colorido das casas refletia a alegria das mais de 300 famílias moradoras da Grota Antares, na parte alta de Maceió. A comunidade recebeu as obras do Programa Vida Nova nas Grotas, inauguradas neste sábado (30) pelo governador Renan Filho e os secretários de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e da Infraestrutura, Maurício Quintella.

Já são 26 obras entregues e 27 outras com benfeitorias em execução, completando 53 grotas atendidas pelo programa, que leva políticas públicas de habitação, saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda onde antes o Estado sequer pisava os pés.

foto 1

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

“O programa Vida Nova nas Grotas é forte porque é verdadeiro, porque melhora, decisivamente, a vida das pessoas. São investimentos do Estado que chegam a lugares onde nunca tinham chegado. Cerca de 800 pessoas trabalham nesse programa, o que também ajuda na geração de emprego e no dinamismo da nossa economia”, observou Renan Filho.

A comunidade foi contemplada com cerca de 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão que vão viabilizar a mobilidade urbana na grota. Além disso, foram implantados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção, que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

foto 2

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

Para Maria Tereza da Silva, 73 anos, mais conhecida como dona “Terezinha”, o Vida Nova das Grotas é definido numa só palavra: sossego. “Antes dessas obras, a situação nossa aqui era terrível, porque quando chovia a gente não tinha sossego, não podia nem dormir. A água quando caía na porta da cozinha era um desespero só. Hoje, a grota tá um paraíso, um sossego”, contou Terezinha.

Segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, a meta do programa é chegar a todas as grotas de Maceió, onde vivem mais de 200 mil pessoas. “Esse é um programa de inclusão social, de sorriso no rosto das pessoas. Hoje, chegamos a 52 grotas, mas já atendemos mais da metade da população que mora nessas localidades, porque iniciamos o programa pelas comunidades mais populosas. Ao final da gestão, todas as 100 grotas de Maceió serão atendidas e estamos ampliando cada vez o programa, inclusive com a construção de parques lineares para dar opções de lazer a esses cidadãos”, informou Mosart Amaral.

foto 3

(Foto: Márcio Ferreira / Agência Alagoas)

As benfeitorias do Vida Nova nas Grotas não se espraiam apenas pelas calçadas, ruas, becos, vielas; elas adentram as casas dos moradores, levando melhorias estruturais às moradias das pessoas que mais precisam.

“O Vida Nova nas Grotas tem duas vertentes: uma é tocada pela Setrand (Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano), que é a recuperação estrutural das grotas; e a outra – tocada pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) – que é a parte da recuperação das casas em situação de risco. Ou seja, vamos cuidar também da porta da casa do cidadão para dentro. A Grota do Antares já tem 70 moradias com obras licitadas, que serão iniciadas até o final do ano, quando teremos 1800 unidades habitacionais com serviços licitados para realizar melhorias estruturais nesses imóveis”, revelou Maurício Quintella.

ONU

Desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A cerimônia pública de premiação aconteceu durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC), realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o BID é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Participaram, ainda, da solenidade na Grota Antares: os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cecília Rocha; da Assistência Social, João Lessa; o vereador por Maceió, Francisco Sales; o deputado estadual Sílvio Camelo; o coordenador do programa Vida Nova nas Grotas, Nery Almeida; dentre outras autoridades.

Galeria de Imagens