Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Estados Unidos reforçam ocupação e saqueiam petróleo na Síria

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 8 de dezembro de 2019

US military vehicleS drive on a road after US forces pulled out of their base in the Northern Syriain town of Tal Tamr on October 20, 2019. - US forces withdrew from a key base in northern Syria today, a monitor said, two days before the end of a US-brokered truce to stem a Turkish attack on Kurdish forces in the region. (Photo by Delil SOULEIMAN / AFP)
Tropas dos Estados Unidos permanecem na Síria para apoiar saque ao petróleo
 

Os Estados Unidos, assim como a Grã-Bretanha, redistribuíram as suas tropas na Síria e agora estão nas zonas petrolíferas no Oeste das províncias sírias de Hasaka e Deir Ezzor, reposicionamentos qualificados como uma escalada que aumenta as tensões na região.

A partir das 12 bases militares ilegalmente estabelecidas no Norte das províncias de Alepo e Hasaka, os EUA reorganizaram as suas forças especiais, construíram duas novas instalações muito perto da fronteira com o Iraque e confirmaram na prática o apoio às chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS), integradas maioritariamente por curdos.

A par do bloqueio de qualquer tipo de negociações e da permanente pressão militar no terreno, Washington facilita a continuação das operações da Turquia na região norte síria e torpedeia os débeis intentos de alguns setores das FDS de negociar com o governo de Damasco.

A Rússia, através do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Mikail Bogdanov, declarou que “não pode acolher com satisfação essa redistribuição de forças militares norte-americanas que só conduzem a uma escalada e a tensões desnecessárias”.

Por outro lado, tanto Damasco como Moscou reiteram que, por meio das FDS ou de maneira direta, os EUA pilham entre 30 e 35 mil barris diários de petróleo dos poços de Rumeilan e Al Omar, com o pretexto de protegê-los do grupo autodenominado Estado Islâmico, que aparentemente foi desalojado e derrotado nessas áreas.
Tais ações, sem o consentimento da Síria e à revelia de qualquer diretiva das Nações Unidas, contribuem para a criação de imprevisíveis e perigosas consequências, quando está prevista para o próximo dia 10, em Astana, no Cazaquistão, mais uma etapa das negociações visando a paz.A realidade no terreno corrobora as perigosas manobras norte-americanas, cujo cerco militar à Síria parece insuficiente ao Pentágono, apesar das suas bases militares com grande poder bélico em Incirlik, na Turquia; Baer al Seeb, em Omã; Dwahad e Arfijan, no Kwait; Sultán, na Arábia Saudita; e as do Bahrein, Catar e Emirados Árabes Unidos. Além disso, Washington mantém no Mediterrâneo Oriental, muito perto das costas sírias, uma força permanente de pelo menos uma frota de sete navios encabeçados por porta-aviões que se revezam de seis em seis meses, além de centros de inteligência em Amã. Também na capital da Jordânia localiza-se o Centro de Comando Avançado, a que se vinculam 40 países membros e aliados da Otan.

Nesse conjunto de instalações permanecem mais de 40 mil soldados dos EUA e da Grã-Bretanha, a tudo isso devendo-se ainda agregar o dispositivo de apoio no fornecimento de armamento e logística ao regime sionista de Israel, o maior beneficiário da ajuda militar norte-americanas no Médio Oriente, a par da Arábia Saudita.

Fonte: Portal Vermelho 

Galeria de Imagens