Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Coordenador da Lava Jato na PGR pede para deixar o cargo

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 23 de janeiro de 2020

GGG

Coordenador da Lava Jato na PGR pede para deixar o cargo

FOTO: GIL FERREIRA/AGÊNCIA CNJ

O coordenador do grupo de trabalho da operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República (PGR), José Adonis Callou de Araújo Sá, pediu nesta quinta-feira (23) dispensa da função. Ele estava no cargo desde outubro do ano passado, indicado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.

Procurado, Sá não quis se manifestar sobre o motivo da saída. Com a demissão, Aras terá que encontrar um substituto para comandar os casos da Lava Jato que envolvem políticos com foro privilegiado.

Interlocutores de José Adonis afirmaram à TV Globo que o procurador vinha tendo divergências de posição com Augusto Aras, mas negaram que esse tenha sido o motivo da saída. Segundo eles, o coordenador decidiu deixar a força-tarefa para que Aras faça ajustes na equipe da maneira que julgar necessário.

O coordenador da Lava Jato na Procuradoria tem como função coordenar coleta de depoimentos, de provas, coordenar audiências, requisitar informações, e participar de negociações sobre acordos de delação premiada.

Adonis é subprocurador-geral da República e voltará a atuar em processos de tribunais superiores.

Em parecer enviado ao Supremo no mês passado, ele defendeu a atuação do ex-juiz Sérgio Moro, atual ministro da Justiça, nos processos que correm contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná.

Outras divergências na Lava Jato na PGR

Adonis Sá coordenava uma equipe com mais seis procuradores, que já atuavam no grupo da Lava Jato na gestão de Raquel Dodge.

No fim do mandato dela à frente da PGR, o grupo pediu demissão coletiva da função apontando “grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF”. A manifestação citada envolvia pedidos de arquivamento sobre citações na delação do empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

Com a saída de Dodge, eles aceitaram voltar para o grupo de trabalho. Ainda não há informações sobre se eles ficam ou saem das funções. Além de Adonis Sá, fazem parte do grupo os procuradores:

  • Alessandro José Fernandes de Oliveira;
  • Hebert Reis Mesquita;
  • Leonardo Sampaio de Almeida;
  • Luana Vargas Macedo;
  • Maria Clara Barros Noleto;
  • Victor Riccely Lins Santos.

Fonte: Gazeta Web  

Galeria de Imagens