Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Segundo dia de capacitação na AMA reúne técnicos do Ministério da Economia e Caixa

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 29 de janeiro de 2020

csm_AMA-Capacitacao_4b19cfb9c2

Foto: Reprodução

No segundo dia de capacitação do I Seminário de Transferências da União, os técnicos municipais finalizaram o Seminário sobre o tema com palestras da Caixa e do Ministério da Economia. O evento que está acontecendo na AMA desde segunda, vai contar na programação da próxima quarta, dia 29, com o curso da Plataforma + Brasil e do curso sobre MEG-TR.

A Caixa Econômica Federal apresentou ferramentas e plataformas que auxiliam a gestão dos municípios. “A Caixa hoje tem um portfólio completo de produtos e serviços para ajudar prefeituras e gov estaduais para levar benefícios para a população, gov conta, arrecadação de tributos, catação, investimento, crédito para poder público”, afirmou Josuel Cardoso, gerente regional de governo.

O técnico do Departamento de Transferências da União do Ministério da Economia, Esaú Mendes, palestrou sobre o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-TR). O MEG-TR é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão.

O objetivo é o aprimoramento organizacional, o aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, a maximização dos níveis de eficiência e efetividade e o aumento da capacidade de geração de valor. “MEG-TR foi desenvolvido para apoiar os órgãos que operam com transferência de União. Ele serve para verificar o nível de maturidade da gestão, mais do isso ele vem pra dar suporte às organizações no aprimoramento de seus processos”, destacou Esaú.

Ainda dentro do tema tecnologia, a técnica do Ministério da Economia Camila Pereira, falou sobre Rede +Brasil. “O + Brasil é uma rede colaborativa, que busca trazer mais eficiência simplicidade para o ciclo de transferências publicas, por meio da rede e dos aplicativos consegue deixar o trabalho dos municípios mais fluído”, garantiu.

No período da tarde, José Antônio Neto e Marta Ponte, ambos no Ministério da Economia, trataram de assunto mais técnicos como o Módulo de Obras e o Pregão Eletrônico na prática. O formato é essencial para os municípios que serão obrigados a usar a ferramenta a partir do dia 3 de fevereiro a depender do número de habitantes.

“Nós tratamos das novidades que o novo decreto sobre pregão eletrônico trouxe e sobre todas essas inovações que a gente realizou dentro do sistema, do compras net. Nós realizamos um pregão eletrônico em tempo real, onde podemos observar a visão do fornecedor e do pregoeiro nessa nova plataforma”, explicou.

Fonte: TNH1


Galeria de Imagens