Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Avião se parte após sair de pista em Istambul

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 5 de fevereiro de 2020

1a945d5f7bd92fb4597a4cda35e4daa8e6232103-2 (1)

Boeing 737 da companhia Pegasus que partiu em três após sair da pista em Istambul – AFP

Um avião com 177 pessoas a bordo se partiu e pegou fogo depois de sair da pista ao aterrissar em Istambul nesta quarta-feira, um acidente que deixou mais de 50 feridos, mas sem mortes.

A fuselagem da aeronave, da companhia turca Pegasus, partiu em três e pegou fogo depois que o avião deixou a pista no aeroporto internacional Sabiha Gökçen, localizado no lado asiático de Istambul, de acordo com as imagens transmitidas pela emissora CNN-Türk.

O Boeing 737, que transportava 177 passageiros e tripulantes da cidade de Izmir, no oeste da Turquia, teria saído da pista dem razão da forte chuva na maior cidade do país.

Em um comunicado, o governador de Istambul, Ali Yerlikaya, disse que 52 pessoas ficaram feridas e foram hospitalizadas. Dezenas de ambulâncias estavam no local do acidente, segundo informações da imprensa.

O ministro dos Transportes da Turquia, Cahit Turhan, afirmou que ninguém morreu, mas acrescentou que alguns passageiros ainda estão presos na aeronave.

“Alguns passageiros deixaram o avião por conta própria, mas outros estão presos nas ferragens e nossos socorristas estão tentando liberá-los”, disse o ministro na CNN-Türk.

Segundo a imprensa turca, os dois pilotos, um turco e um sul-coreano, ficaram gravemente feridos. De acordo com imagens transmitidas pela televisão turca, a aeronave partiu em dois pontos após deixar a pista.

A parte da frente da fuselagem, compreendendo o cockpit e as primeiras filas, separou-se do resto da aeronave. Uma segunda fissura era visível no terço traseiro da aeronave, nas últimas 10 filas e a cauda da aeronave.
– Aeroporto fechado –

Segundo a imprensa turca, 12 crianças estavam no avião.

As imagens divulgadas pela mídia turca mostraram pessoas na grama ao redor da aeronave, bem como um homem em pé em uma asa do avião. O incêndio que começou após o acidente foi controlado pelos bombeiros, informou a agência de notícias estatal Anadolu.

O aeroporto Sabiha Gökçen foi fechado para voos e todos os aviões redirecionados para o aeroporto internacional de Istambul, no lado europeu da capital econômica da Turquia.

Localizado no cruzamento da Europa, Ásia, Oriente Médio e África, Istambul é um importante centro de transporte aéreo.

O presidente Recep Tayyip Erdogan pretende fazer da cidade o destino aéreo número um do mundo, usando em particular o mega-aeroporto de Istambul inaugurado em 2018.

Mas a metrópole de mais de 15 milhões de habitantes é regularmente varrida por ventos e chuvas fortes que complicam a tarefa dos pilotos.

As condições climáticas, que podem ser extremas no inverno, obrigam regularmente as autoridades do aeroporto a cancelar voos.

Incidentes menores, como saídas da pista ou colisões com pássaros, às vezes ocorrem nos dois aeroportos internacionais da cidade.

Em 2018, um avião da companhia Pegasus saiu da pista em Trabzon, no nordeste da Turquia, parando à beira do penhasco. Ninguém ficou ferido neste acidente.

Fonte: ISTOÉ


Galeria de Imagens