Eventos

Jaraguá Folia leva milhares de foliões para ruas do bairro histórico de Maceió

Ao som das tradicionais marchinhas, bairro histórico do Jaraguá foi tomado pelos foliões | Por Livia Leão e Yasmin Evangelista | Portal Gazetaweb | 14/02/2020 | 22h24

Bloco Balança Mas Não Cai invadiu a avenida no Jaraguá Folia

FOTO: AILTON CRUZ

Em sua 20ª edição, o tradicional Jaraguá Folia abriu a temporada das prévias carnavalescas em Maceió na noite desta sexta-feira (14). Ao som das alfaias, xequerê e agogó teve início, mais de 100 blocos carnavalescos desfilaram pelas ruas do bairro histórico do Jaraguá.

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Ricardo Nazario, informou que cerca de 13 mil foliões desfilaram pela avenida. O diretor da Liga e responsável pelo evento, Ediberto Ticianelli, destacou que o intuito do evento é trazer tradição e folia para as ruas da capital alagoana.

Após dois anos em um percurso diferente, este ano, os blocos e as agremiações atravessaram a Rua Sá e Albuquerque, em direção à Avenida da Paz, à beira-mar, e finalizando na Praça Dois Leões.

Filho de um dos fundadores da Associação Comercial, Helvio Fontes Galvão, de 63 anos, pulo como folião no Jaraguá Folia pela primeira vez nesta edição. “Fico feliz por ver esse resgate do Jaraguá. Projetos, como o do Carlito Lima, são muito importantes para a manutenção cultural do local”.


Mais de 100 blocos e agremiações desfilaram pelas ruas do Jaraguá

FOTO: AILTON CRUZ

De todas as idades, artistas, professores, amantes da sétima arte desfilaram pelas ruas do bairro histórico do Jaraguá. O Bloco do Comerciário, promovido pelo Sesc, abriu os desfiles e arrastou uma multidão de foliões ao som de marchinhas e orquestras de frevo.

O Bloco Balança Mas Não Cai, da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), também invadiu as ruas do Jaraguá Folia, levando exemplos de superação e de inclusão. No entanto, a foliã Maria Solange Ferreira, de 61 anos, que participa do evento há mais de 10 anos e sempre vai acompanhada da filha, destaca que a estrutura da festa ainda não está adaptada para os cadeirantes. “Tudo isso é belo, é maravilhoso. Nossa brincadeira, nossas pessoas especiais por aqui. Mas é uma dificuldade muito grande. Eles têm força de vontade para brincar, mas, infelizmente, não tem nada adaptado e aconchegante para as nossas pessoas especiais”.

Já o Bloco Filhos da Pauta, que completa 20 anos nesta edição, veio comandado pelo Diretório Acadêmico Freitas Neto (DAFN), que representa os estudantes de Jornalismo e Relações Públicas da Ufal. Bruno Rafael Bezerra, de 20 anos, estudante de Jornalismo da UFAL, explica que o maior desafio foi desfilar após a pausa de um ano sem nenhum incentivo financeiro, tendo que procurar patrocínios.

Desfilando no Jaraguá Folia há 6 anos no Bloco do Fusca, a foliã Valéria Monteiro, de 53 anos, destaca que a cultura estadual é um dos pontos mais importantes do evento. “Há 6 anos venho em busca de tradição e muita folia, pessoal se empenha nas fantasias e é um prazer enorme fazer parte; pra hoje espero muito frevo e sorrisos”.

Sem descuidar da segurança, Meidja Mesquita, de 40 anos, conta que há 8 anos desfila acompanhada da filha Lara Mesquita, de 10 anos. Ela destaca que, sempre que pode, traz a filha porque acha importante que as tradições culturais sejam repassadas para as próximas gerações. “É muito importante para mim que minha filha tenha contato com todas as questões e classes sociais que frequentam o Jaraguá Folia”.

Jaraguá Folia leva milhares de foliões para ruas do bairro histórico de Maceió

FOTO: AILTON CRUZ

Os foliões que marcaram presença no Jaraguá Folia não economizaram na criatividade. Teve fantasia inspirada na famosa série espanhola La Casa de Papel, de freiras, Arlequina, entre tantos outros personagens da TV, do cinema, vida pública e das histórias de Carnaval.
Pinto da Madrugada

Para quem quiser continuar na folia das prévias carnavalescas, neste sábado (15) o tradicional Pinto da Madrugada entra na avenida com o tema “Alagoas, um mar de cultura”. A expectativa é que o desfile receba cerca de 200 mil foliões.

Fonte: Gazeta Web 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar