Politica

Projeto torna gratuita emissão de carteira estudantil em Alagoas

19/02/2020 | às 17:18 | Vanessa Alencar

Foto: Assessoria | Deputada Cibele Moura

Inspirada Medida Provisória – que perdeu a validade por não ter sido apreciada pelo Congresso Nacional dentro do prazo – do governo federal, a deputada estadual Cibele Moura (PSDB) protocolou na Assembleia Legislativa um Projeto de Lei (PL) determinando a emissão de Carteira de Identificação Estudantil (CIE) gratuita, inclusive para os estudantes da rede privada de ensino, pelo governo estadual.

Na justificativa da matéria, protocolada nesta quarta-feira (19), a parlamentar destaca que foi construído um “oligopólio” ao redor da carteira estudantil emitida por entidades nacionais ou estaduais, que cobram preços inacessíveis para muitos estudantes de baixa renda.

Na mensagem, a deputada também propõe a revogação da Lei Estadual 5.603, de janeiro de 1994, que dispõe sobre o cadastro, elaboração e distribuição das carteiras de estudantes pela Federação dos Grêmios Estudantis do Estado de Alagoas (Fegreal) e Liga dos Estudantes Democratas de Alagoas.

Ainda na justificativa, Cibele cita, como exemplo, que a Fegreal cobra pelo documento um valor quase 140% maior do que o determinado pela referida legislação.

Paralelamente ao projeto, a deputada preparou um requerimento solicitando ao governador Renan Filho (MDB) a criação de um aplicativo para emissão, em formato digital, das carteiras estudantis.

Fonte: Cada Minuto 

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar