Foto: Reprodução | Renan Filho

Durante a divulgação do Boletim Epidemiológico confirmando os 14 casos de coronavírus em Alagoas, o governado Renan Filho informou, neste sábado (28), que irá publicar um novo decreto estadual sobre o isolamento social e as unidades escolares continuarão fechadas em todo o estado.

O governado explicou que a medida é de forma preventiva e ocorre para que as crianças e adolescentes não levem a doença para suas casas, contaminando os idosos e outros familiares. “E isso será mantido em todo o país. Vamos prorrogar o período preventivo e paralelo vamos usar ferramentas tecnológicas para atender ao aluno da rede pública”, afirmou Renan Filho.

Apesar de confirmar a prorrogação do decreto, o governador não entrou em detalhes de forma clara sobre o funcionamento do comércio e das indústrias em todo estado.  Apenas lembrou o caso da Espanha, que vem registrando diversas mortes em decorrência do coronavírus depois que o prefeito de Madri defendeu a circulação livre das pessoas. “Não podemos cometer os mesmos erros que outros”, disse ele.

O secretário de Saúde, Alexandre Ayres, completou afirmando que é preciso muita prudência no momento, “pois podemos pagar caro e ninguém pode prevê o futuro, mas na dúvida estamos tomando todas as providencias para atender o cidadão”.

Ayres ainda colocou que o setor produtivo é muito importante para economia do estado, “mas em primeiro lugar vem a saúde”.

Pedidos de reabertura

Mesmo antes de completar os dias 10 dias estabelecidos pelo decreto, empresários e comerciantes iniciaram a pressão para que o decreto fosse flexibilizado permitindo o retorno das atividades econômicas.

A proposta apresentada pela Associação Comercial ao governo do estado foi de que o as vendas no comércio varejista sejam restabelecidas gradativamente, conforme as orientações dadas pelas entidades médicas e a Organização Mundial de Saúde (OMS) diante do monitoramento da propagação do novo coronavírus.  A data sugerida foi a partir do dia 07 de abril.

Fonte: Cada Minuto