Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Com isolamento, veja alternativas para trabalho remoto

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 31 de março de 2020

RR

Área de call center oferece oportunidades de trabalho remoto — Foto: Erich Macias/GEA/Divulgação

Profissionais que se encontram desempregados ou em busca de uma renda complementar em tempos de isolamento social por causa do novo coronavírus podem encontrar oportunidades em áreas que estão demandando trabalho de forma remota.

A plataforma que conecta freelancers a empresas Workana, a plataforma de recrutamento e seleção Revelo, o site de empregos Indeed e a startup que conecta profissionais e empresas para trabalhos sob demanda de forma remota Creators informam as áreas com maior demanda de trabalhos feitos totalmente de forma online.

“Considere procurar um trabalho de meio período, remoto ou temporário até receber uma oferta. Fazer isso pode manter suas habilidades afiadas e proporcionar uma renda extra. Existem muitas opções disponíveis para pessoas com pouca ou nenhuma experiência, como entrada de dados ou transcrição de arquivos de áudio em documentos escritos”, afirma Felipe Calbucci, diretor do site de empregos Indeed no Brasil.

Veja as alternativas online de empregos em alta apontadas pela Indeed:

Gerente de Marketing & Mídia Social

A mídia social se tornou uma plataforma importante para marketing, publicidade e promoção. Como resultado, muitas empresas e indivíduos estão contratando profissionais de marketing de mídia social para gerenciar sua presença online. Este trabalho pode ser feito em casa ou no escritório, dependendo da empresa. Os gerentes de marketing de mídia social agendam postagens, selecionam e gerenciam todo o conteúdo nas plataformas de mídia social de uma organização.

Escritor freelancer

O trabalho consiste em escrever conteúdo para clientes em uma variedade de setores. As empresas de marketing e publicidade digital também buscam escritores freelancers para trabalhos pontuais ou permanentes. Se o candidato tem um nicho ou uma habilidade específica definida para um determinado setor também pode iniciar seu próprio negócio de escrita freelance.

Atendimento ao cliente

Serviços em nuvem e call centers remotos estão sendo cada vez mais oferecidos pelas empresas com suporte 24 horas por dia para os clientes. Esse aumento na demanda por atendimento ao cliente oferece oportunidades de trabalho flexíveis que podem ser realizados em casa.

Assistente virtual

Quem tem experiência como recepcionista, secretária ou assistente administrativo pode se tornar assistente virtual, que cuidará da programação diária e do trabalho administrativo da empresa. Algumas tarefas incluem agendar compromissos, enviar e-mails, gerenciar mídias sociais e reservar viagens.

Tutor EAD

Professores e educadores podem encontrar empregos de meio período online para complementar a renda como tutor. Da música à matemática e à história, as empresas de terceirização de tutores estão sempre procurando candidatos qualificados para orientar um grupo de alunos depois da aula ou nos fins de semana. O aspecto online da tutoria também permite um grau de flexibilidade não encontrado em uma aula em sala de aula tradicional.

Veja as alternativas online de empregos em alta apontadas pela Workana:

  • Suporte Administrativo – crescimento de 10%
  • TI e Programação – crescimento de 3%
  • Dentro da categoria de TI, houve alta nas subcategorias de trabalho:
    – Apps programming Android, iOS e outros – 11%
    – Web design – 6%

Os números representam o aumento na quantidade de projetos publicados, ou seja, demanda por parte das empresas. De acordo com o gerente nacional da Workana, Daniel Schwebel, esses fatores se devem especialmente porque as empresas estão tendo que se adequar ao trabalho remoto, adaptando seus sistemas e plataformas de trabalho para serem acessados remotamente pelos funcionários, e suas equipes internas de TI e programação podem estar saturadas com as novas demandas.

Quanto à área de suporte administrativo, que também inclui suporte ao cliente, houve um aumento porque muitas empresas estão abrindo mais canais online de atenção ao cliente, já que não estão atendendo de forma presencial, e a demanda maior e temporária de atendimento online (telefone, e-mail e chat online) pode ser suprida por freelancers.

A área de Suporte Administrativo pode ser oferecida por pessoas de nível júnior, enquanto as outras áreas são focadas em profissionais nível pleno ou sênior (porque exigem mais know how e experiência).

De uma maneira geral, os profissionais demandados cursaram Engenharia, Administração de Empresas, Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Design, Publicidade. Além disso, muitos dos profissionais também são autodidatas e se especializaram com cursos ao longo da carreira e hoje oferecem esses serviços na plataforma.

Veja os profissionais mais requisitados apontadas pela Creators (as porcentagens são a proporção da demanda dentro da plataforma):

  • Diretores de Arte (35,6%)
  • Redatores (17,8%)
  • Gestor de Projetos (8,6%)
  • Ilustradores (8,2%)
  • Community Manager (6,8%)
  • Designers Gráfico (6,8%)
  • Planners (6,8%)
  • Desenvolvedores (5,5%)

Veja as áreas com crescimento expressivo dentro da plataforma Revelo:

  • Business Intelligence – isso não acontecia antes no início do isolamento social por causa do novo coronavírus.
  • As vagas são para Análise de dados, Análise de performance, Data Engineer e Data Science
  • Tecnologia da informação: crescimento considerável de demanda por profissionais
  • As vagas são para administração de base dados, administração de sistema, DevOps, Infra e segurança da informação. A carreira de desenvolvedor de tecnologia segue com bons resultados, apesar de não estar em destaque de alta.

Em todos os casos, as vagas são para os diferentes níveis hierárquicos (júnior, pleno e sênior) e liderança, informa a plataforma.

Fonte: G1 

 

Galeria de Imagens