Segundo informações da Agência Alagoas, de 25 a 31 de maio, 521 pessoas foram orientadas para o isolamento domiciliar. A médica Mariana Borges informa que o perfil assistencial tem sido diverso, com predomínio de adultos. “Tem momentos que percebemos até a chegada de toda família. Não aconselhamos isso, pois se alguém não estiver com a doença, se expõe ao risco de se contaminar. O melhor é vir somente o sintomático de gripe que necessite dos cuidados médicos, e aqueles que estão no oitavo dia de sintomas”, recomendou.

No início dos atendimentos, o desafio da equipe multidisciplinar foi educar a população sobre a Covid-19. Para a médica, essa fase já está superada e agora o novo foco é que a comunidade compreenda o funcionamento do centro de triagem, que não possui característica para atendimento a pacientes com grave insuficiência respiratória ou comorbidades que exigem a atenção da média e alta complexidade.

“Adotamos um fluxo de acolhimento que se inicia fora do ginásio, com esclarecimentos e orientações. Se apresentar o perfil, o usuário recebe uma ficha para ser examinado na triagem. Em seguida pode ser levado para coleta de material biológico. Caso o resultado dê negativo, a consulta médica pode ser opcional; mas caso apresente positivo, o doente é levado para o consultório, onde o médico informa a situação, explica a conduta e aplica demais encaminhamentos necessários”, detalhou Mariana Borges. 

A dona de casa Cristina Antônia da Silva, de 54 anos, chegou por volta das 8h30 e afirmou que a recepção foi tranquila e segura. Segundo ela, há vinte dias teve febre e perdeu alguns sentidos, como o olfato e o paladar. Hoje, ela acredita que está bem, mas decidiu procurar o centro de triagem para confirmar o contágio.

“Os meus sintomas não foram tão preocupantes, consegui me cuidar em casa. Porém, como eu moro com dois filhos, senti que ficaria mais tranquila se eliminasse ou confirmasse a suspeita de que eu tive a Covid-19. Para mim, o centro está tranquilo e organizado. Acabei de fazer o exame e vou esperar o resultado. Espero que toda essa tensão passe logo, mas até lá é preciso que cada um se cuide, pois, assim, além da própria, preservamos outras vidas”, disse a mãe de família.

Inaugurada no dia 14 de abril, a Unidade funciona 24h por dia, com integração multiprofissional para melhor esclarecer e assistir sintomáticos de gripe, além de afastá-los dos pacientes que estão na sede do HGE, grande parte com a imunidade debilitada. São 10 consultórios, 04 salas de coleta, 16 poltronas de medicação e 114 profissionais envolvidos nos atendimentos, entre médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêutico e administrativo.

Nesses 48 dias, a central de triagem no Ginásio do Sesi aplicou 9.073 testes rápidos para Covid-19, revelando positivo para 1.442 pessoas. Ou seja, pouco mais de 60% das pessoas atendidas tiveram o diagnóstico negativo para a doença.

Fonte: Cada Minuto