Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Coronavírus: Quilombolas de Santa Luzia do Norte estão precisando de donativos

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de junho de 2020

202006011350_294939c336

Campanha quer arrecadar donativos para quilombolas de Santa Luzia do Norte | FOTO: DIVULGAÇÃO

Os quilombolas que moram em Santa Luzia do Norte, segunda cidade com maior incidência do novo coronavírus em Alagoas, estão precisando de donativos para sobreviver. A maioria dos integrantes dessa comunidade vive da venda de produtos que são cultivados e com a dificuldade para comercializar os itens, eles estão com dificuldades para se manter. 

Diante disso, o professor universitário e presidente do Instituto Vozes Quilombolas, José Bezerra da Silva, faz um apelo à população alagoana para arrecadar donativos para a comunidade quilombola de Santa Luzia do Norte. Segundo ele, que é pesquisador da história dos quilombolas de Alagoas, a incidência da doença no município certamente tem relação direta com a dificuldade de manter as pessoas em isolamento. 

“Os quilombolas precisam circular no espaço urbano para vender o que produzem. É assim que geram o sustento de suas famílias. É duro um pai ficar preso em casa vendo os filhos sem mantimentos. São cidadãos, integram as minorias étnicas para as quais inexistem políticas públicas. Ganham a vida como ambulantes, vendendo o que cultivam, como mandioca, por exemplo, e seus derivados: farinha, goma, massa para cuscuz, variedade de bolos tradicionais, tapioca e outras guloseimas culturalmente comercializados em feiras e pelas ruas, muitas vezes até de porta em porta. Agora, como estão proibidos de sair de casa, estão em flagelo. Os que se arriscam e vão trabalhar, além de se colocarem a saúde em risco, não encontram consumidores suficientes”, lembra José Bezerra, apelando para a sociedade abraçar essa causa. 

Entre os quilombolas, também é comum a ausência de CPFs, o que fez a maioria ficar fora do auxílio emergencial do governo. É um grupo tão marginalizado que não consta sequer na estatística oficial do IBGE. Ou seja, não se sabe, oficialmente, quantos são os quilombolas, mas eles existem, são centenas, estão precisando de ajuda, e os que habitam Santa Luzia do Norte estão mais expostos ao perigo da Covid-19 devido ao alto número de casos positivados na cidade.

Os interessados em fazer doações pode entrar em contato pelos números 99601-1854 (José Bezerra) e 98853-6922 (Rui Santos).

Fonte: Gazeta Web 

Galeria de Imagens