Home Alagoas MPT quer representantes de trabalhadores em discussões sobre retomada da economia em AL

MPT quer representantes de trabalhadores em discussões sobre retomada da economia em AL

Por Alagoas Brasil Noticias
Foto: Ascom MPT
 

O Ministério Público do Trabalho (MPT) sugeriu, nesta segunda-feira (1º), que o Estado de Alagoas avalie a possibilidade de retificar a Portaria Conjunta Gabinete Civil/ Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz)/Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) nº 01/2020, que trata da criação de grupos de trabalho para estabelecer protocolos de funcionamento de setores econômicos após o período de isolamento social em curso. O objetivo do MPT é buscar a inclusão de entidades representativas dos trabalhadores na composição dos referidos grupos, para discutirem a retomada das atividades econômicas.

O MPT apresentou a sugestão ao Estado ao considerar conveniente a participação ativa dos representantes dos trabalhadores nas discussões. Segundo a instituição trabalhista, a participação das entidades representativas dos trabalhadores nos grupos, a exemplo das centrais sindicais, federações e sindicatos profissionais, é importante medida que se integra com o regime democrático de direito.

O MPT também considerou que, segundo a portaria, publicada no Diário Oficial do Estado em 27 de maio, os grupos de trabalho são compostos apenas por empregadores e instituições representativas dos empresários, não tendo sido prevista a inclusão de entidades representativas dos trabalhadores. Há apenas a previsão de que “Poderão ser convidados para participar da sessão dos Grupos de Trabalho, a Juízo do Presidente, e com o objetivo de contribuir com informações a respeito da matéria objeto do convite, especialistas e representantes de outros Órgãos e Entidades Públicas ou Privadas”.

O Ministério Público do Trabalho cita, ainda, que o fórum global máximo do mundo do trabalho, qual seja, a Organização Internacional do Trabalho – OIT tem histórica composição tripartite, com representantes do Estado, de empregadores e de empregados.

De acordo com a portaria, foram criados o Grupo de Trabalho do Setor de Comércio, composto pelos representantes dos Shoppings, Fecomércio, Associação Comercial, SESI e SESC; Grupo de Trabalho do Setor Turístico, composto pelos representantes dos Bares, Restaurantes, Hotéis e Eventos; e Grupo de Trabalho do Setor Industrial, composto pelos representantes da Federação da Indústria do Estado de Alagoas.

Fonte: TNH1

 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário