Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Ministério da Saúde confirma mais um caso de Covid-19 em aldeias indígenas de AL

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 4 de junho de 2020

dd
Ministério da Saúde confirma mais um caso de Covid-19 em aldeias indígenas de AL
FOTO: XUCURU-KARIRI GECINALDO 
 

Alagoas registrou mais um caso positivo de Covid-19 entre as tribos indígenas do Estado, segundo boletim divulgado na noite dessa terça-feira (2), pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde (MS). Com isso, os números da doença subiram de cinco – registrado na segunda-feira (1º) – para seis. 

Pela primeira vez, o Governo Federal confirmou a morte de um índio nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) de Alagoas e Sergipe. O óbito já vinha sendo denunciado há pelo menos um mês, pela Articulação de Povos Indígenas do Brasil (APIB). Segundo a entidade, trata-se de um índio de 56 anos, da etnia Kariri Xocó, que morava na aldeia do mesmo nome, no município de Porto Real do Colégio.

De acordo com os dados do Governo Federal, atualmente há sete casos suspeitos de Covid-19, enquanto 13 já foram descartados. O levantamento mostra, ainda, que há três índios infectados e um curado.

Segundo o Ministério da Saúde, os distritos indígenas atendem uma população de 13 mil índios distribuídos em 29 aldeias espalhadas por 10 municípios – nove deles em Alagoas, onde a população é formada por 10.771 índios de 11 etnias, a maioria situada no Alto Sertão e Baixo São Francisco, segundo um estudo sobre as comunidades indígenas de Alagoas.

Em todo o País, segundo os dados do Ministério da Saúde, há 1,6 mil casos confirmados de Covid-19 entre a população indígena. Além disso, outros 392 casos estão sob suspeita. O número de mortes, até agora, segundo os dados, é de 59 casos.

Segundo a APIB, no entanto, os números de Covid-19 nas aldeias indígenas brasileiras estão sendo subestimados. 

A coordenadora da ABIP, Sonia Guajajara, ressalta que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) – órgão do Ministério da Saúde responsável pelo balanço em tribos indígenas – faz uma seleção de quem eles acham que é indígena e quem não é. “Então, eles não registram indígenas que estão em contexto urbano”, enfatiza ela. 

“A própria estrutura da Sesai, sem atendimento próximo a algumas aldeias, faz os indígenas irem para os municípios. Lá, eles entram na contagem normal do Município, sem ser considerados indígenas com Covid-19”, disse Guajajara. 

Em nota, o Ministério da Saúde diz que, desde janeiro, a Sesai elabora documentos técnicos para orientar povos indígenas, gestores e colaboradores sobre medidas de prevenção e de primeiros atendimentos à infecção pelo coronavírus.

Fonte: Gazeta Web 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens