Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Acelerador de partículas brasileiro faz primeiras imagens do coronavírus

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 12 de julho de 2020

DDD

Imagem em 3D de proteína do novo coronavírus obtida no Sirius, superlaboratório instalado em Campinas (SP)

O Sirius, novo acelerador de partículas do Brasil, desvendou as primeiras imagens em 3D da proteína do novo coronavírus. O superlaboratório instalado em Campinas (interior de São Paulo) conseguiu projetar estruturas imprescindíveis para o ciclo de vida do vírus causador da Covid-19.

Os detalhes descobertos pelo Sirius podem ajudar a estudar o comportamento do vírus dentro das células e auxiliar nas pesquisas pela cura da doença, que já matou mais de 70 mil pessoas no Brasil.

O Centro Nacional de Pesquisa em Energias e Materiais (CNPEM), que abriga o Sirius, receberá na próxima semana propostas de cientistas interessados em usar a estrutura do acelerador de partículas para avançar nos estudos sobre o coronavírus.

Diretor-geral do CNPEM e do projeto Sirius, Antônio José Roque da Silva diz esperar que todos setores da sociedade reconheçam a importância da ciência para a solução de problemas.

“Começamos a oferecer condições de pesquisa inéditas para os pesquisadores do país. Neste momento em que se falta tanto da importância da ciência e tecnologia para a solução de problemas, estamos diante de uma máquina avançada, projetada por brasileiros e construída em parceria com a indústria nacional. Espero que, cada vez mais, todos os setores da sociedade reconheçam a importância da ciência para a solução dos nossos problemas e as capacidades que temos no país”, afirmou ao portal G1. 

Fonte: Yahoo 

 

Galeria de Imagens