Anadia/AL

26 de julho de 2021

Anadia/AL, 26 de julho de 2021

Empresas de ônibus de Maceió simulam vírus em dinheiro com líquido ultravioleta

Por Alagoas Brasil Noticias

Em 14 de setembro de 2020

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email
cc
 Líquido ultravioleta usado no experimento (Foto: Assessoria)
 
 

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Maceió (Sinturb) registrou um experimento com um líquido ultravioleta imperceptível ao olho nu, com cédulas de dinheiro para simular como funciona o contágio de vírus e bactérias com o repasse de moedas e notas dentro dos ônibus ou no comércio em geral.

A simulação mostra um passageiro assintomático entregando uma nota de dinheiro ao cobrador e o mesmo, depois de alguns minutos, entregando a mesma nota para outro passageiro. Nesta sequência, muitas pessoas tiveram acesso à nota supostamente contaminada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o dinheiro pode ser um vetor de contágio do coronavírus, alguns experimentos mostraram que o vírus pode ficar na cédula por até 48h.

A dinâmica quer mostrar para os passageiros, às vantagens do uso do Cartão Bem Legal também como aliado a proteção contra o coronavírus e outras doenças. O Cartão Bem Legal por ser de uso pessoal e intransferível faz com que o passageiro não precise ter contato com notas ou moedas e pode proporcionar ao passageiro também a possibilidade de limpeza do cartão de forma mais eficiente e rápida após o uso.

O vídeo foi inspirado em um material produzido por uma televisão japonesa NHK , onde o mesmo líquido foi espalhado em superfícies para observar quantas pessoas seriam supostamente infectadas com o contato passando de mão em mão e pelos objetos, assim como acontece com o dinheiro.

Ao final da experiência realizada pelo Sinturb, todos os passageiros que tocaram a nota com o líquido ficaram com as mãos sujas, assim como acontece quando pessoas têm contato com o vírus.

Fonte: Tribuna Hoje

Pretty brunette in glasses at her workplace in the office
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter