Home NotíciasSaúde Governo reestrutura UTI em Palmeira dos Índios e beneficia mais de 150 mil alagoanos

Governo reestrutura UTI em Palmeira dos Índios e beneficia mais de 150 mil alagoanos

Por Alagoas Brasil Noticias
 Nova UTI do Hospital Santa Rita foi viabilizada graças à parceria das esferas federal, estadual e municipal (Foto: Igor Nascimento / Agência Alagoas)

Mesmo com a redução da curva de contágio do novo coronavírus em Alagoas, os investimentos realizados pelo Governo do Estado na assistência às vítimas da doença não param. A prova foi constatada nesta sexta-feira (9), em Palmeira dos Índios, com a reestruturação da Ala Covid-19 do Hospital Regional Santa Rita, que recebeu modernos equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e irá beneficiar 152.649 moradores dos oito municípios que integram a VIII Região de Saúde.

Para isso, foram reestruturados 10 leitos, que além da rede de gases medicinais, receberam respiradores de última geração e monitores, os quais passarão a funcionar a partir da próxima quarta-feira (14). Anteriormente a Ala Covid-19 do Hospital Regional Santana Rita já contava com 11 leitos, sendo seis de UTI Adulta e cinco de enfermaria, que, após a pandemia do novo coronavírus, permanecerão funcionando para atender os moradores do Agreste e Sertão alagoanos.

A nova ala, que é totalmente climatizada e contará com financiamento da Sesau, receberá pacientes triados por meio da Central de Regulação do Estado. A equipe multidisciplinar será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas, assegurando uma assistência ágil, qualificada e humanizada, conforme prevê o Sistema Único de Saúde (SUS).

Presente à cerimônia de inauguração, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destacou que os investimentos integram mais uma etapa do Programa de Regionalização da Saúde. “Queremos ressaltar o apoio da provedoria do Hospital Regional Santa Rita, que no início da pandemia não mediu esforços para descentralizar o atendimento a pacientes da Covid-19. Agora, voltamos à Palmeira dos Índios, para inaugurarmos a reestruturação da UTI, que irá fortalecer a assistência e dar maior eficiência no atendimento prestado aos alagoanos que residem na VIII Região de Saúde”, salientou.

Agradecimento

Em nome dos mais de 70 mil habitantes de Palmeira dos Índios e dos moradores de Belém, Estrela de Alagoas, Cacimbinhas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque d’Arca, que integram a VIII Região de Saúde, o provedor do Hospital Regional Santa Rita, Pedro Gaia, agradeceu o apoio do Governo do Estado na reestruturação da UTI. De acordo com o gestor, além da parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), da Prefeitura Municipal e de integrantes da Bancada de Deputados Estaduais e Federais, os investimentos realizados pela Sesau foram fundamentais para a concretização da ampliação e modernização da unidade hospitalar palmeirense.

“Essa reestruturação é a concretização de um sonho, que após a pandemia da Covid-19, será incorporada à assistência geral do Hospital Regional Santa Rita. Nossa nova UTI é um orgulho para Palmeira dos Índios, que passa a contar com um equipamento de ponta e que só foi possível graças ao apoio de vários parceiros das esferas federal, estadual e municipal, ao qual eu destaco o Governo de Alagoas, nas pessoas do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres e do governador Renan Filho”, evidenciou Pedro Gaia, que é médico ortopedista.

Fonte: Tribuna Hoje 

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário