Foto: Cada Minuto 

O protocolo sanitário para a prática de modalidades esportivas coletivas foi divulgado nesta segunda-feira (26) em uma plataforma digital. Dentre as modalidades liberadas, estão as práticas esportivas coletivas, inclusive as que tenham contato físico direto.

As atividades esportivas coletivas foram liberadas para maiores de 18 anos na última sexta-feira (23), pelo pelo Decreto Municipal Nº. 8.985. As modalidades esportivas coletivas, devem observar os protocolos sanitários estabelecidos pelas suas respectivas Federações e serão monitoradas pelos órgãos fiscalizadores e pela Prefeitura. 

As caminhadas, corridas e ciclismo, que já haviam sido liberadas anteriormente, continuam autorizadas de maneira individualizada e seguindo todos os protocolos sanitários, como distanciamento social e o uso obrigatório da máscara.

Além dos protocolos das modalidades esportivas que estão disponíveis para acesso por meio do download, o site conta também com abas de recomendações gerais e cuidados que os praticantes devem manter, com o objetivo de conter a propagação da Covid-19 e avançar de forma segura e responsável no retorno das atividades esportivas.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Jair Galvão, apesar da liberação os praticantes das modalidades devem estar atentos às normas e seguir os protocolos. “Mais um importante passo foi dado. É necessário lembrar que ainda estamos no meio de uma pandemia e as regras de distanciamento social e higienização devem continuar sendo seguidas”, afirmou.

Para conferir os protocolos das atividades esportivas em Maceió, basta acessar o site www.retomada.maceio.al.gov.br/esportes e fazer o download do documento, que conta com as normas adotadas em cada modalidade.

O protocolo, realizado pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) e pelo Conselho Municipal de Esporte e Lazer (Cmel) e contou com o apoio de federações, associações e entidades esportivas locais, levando em conta as especificidades de cada modalidade. As federações que ainda não disponibilizaram seus protocolos podem encaminhar os documentos para o e-mail protocolo.semtel@gmail.com

Fonte: Cada Minuto