Home BLOGS Blog do Dresch – GOVERNO VAI ACELERAR PRIVATIZAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO

Blog do Dresch – GOVERNO VAI ACELERAR PRIVATIZAÇÃO DA TRANSPOSIÇÃO

Por Alagoas Brasil Noticias

Foto: Divulgação – 23:37
A transposição do Rio São Francisco, um dos marcos do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, deve ser entregue à iniciativa privada até meados do próximo ano. A empresa vencedora do leilão cuidará dos reservatórios, estações de bombeamento e de 477 quilômetros de canais que alcançam parte do território de quatro estados: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. O governo tem feito sondagens junto a investidores e empresas de grande porte que tenham condições de operar um sistema de alta complexidade.

Governo vai acelerar privatização da transposição 2

A transposição do Rio São Francisco é a maior obra hídrica do Brasil. As obras começaram em 2007 com o objetivo de interligar os quatro estados nordestinos ao Velho Chico. A obras estão 97% concluída. O eixo leste foi inaugurado em 2017 está em fase de pré-operação. O eixo norte deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2021. Para acelerar o processo de privatização o Governo argumenta que o empreendimento é de alto custo e depende do orçamento da União. O valor estimado da obra é de R$ 12 bilhões. Foram gastos até agora R$ 10,8 bi.

Presidente ainda ignora vitória

Nesta terça-feira (24) completa 17 dias que o presidente Jair Bolsonaro ignora a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Aliado do atual presidente, derrotado na eleição, Donald Trump, o presidente brasileiro não reconheceu a conquista democrata, nem tampouco comentou o assunto até agora. Biden foi declarado vencedor em 7 de novembro e desde então já recebeu cumprimentos dos principais líderes mundiais, inclusive aliados de Trump, como o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, e de Israel, Ninyamin Netanyahu. O presidente Donald Trump tem afirmado que é vítima de uma fraude e tenta deslegitimar o resultado das urnas e busca reverte-lo na Justiça. Ao contrário de Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que “a vitória de Biden está cada vez mais irreversível”.

Saúde lança “Fica Bem”

A Secretaria de Estado da Saúde lançou ontem o aplicativo Fique Bem, que será uma ferramenta para facilitar e agilizar denúncias de abusos sexuais praticado em Alagoas e ao mesmo tempo, garantir assistência integral às vítimas. De acordo com a Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual em Alagoas, de janeiro a outubro deste ano, foram denunciados e computados 561 casos de violência sexual no Estado.

Ainda sobre o aplicativo

O aplicativo lançado pela saúde é resultado de um projeto de Mestrado do Cesmac. Baixado em smartphone, o mesmo é de fácil acesso e de utilização. O usuário faz um cadastro e segue um menu sobre como fazer a denúncia e violência sexual. Na denúncia é possível informar os dados da vítima e o grau de violência sofrido. Também orienta como acionar a polícia e a própria Rede. Consta ainda as unidades de saúde referência e localização de hospitais.

Vacina tem 90% de eficácia

A vacina contra o coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford tem 90% de eficácia, segundo resultados preliminares divulgados pela multinacional farmacêutica AstraZeneca que é anglo-sueca. O regime de meia-dose seguida de uma dose inteira com intervalo de 1 mês apresentou o percentual de 90% de eficácia na prevenção da Covid-19.

Vacina tem 90% de eficácia 2

Os dados, divulgados ontem (23) pela AstraZeneca, foram obtidos nos ensaios clínicos no Brasil e no Reino Unido ainda são preliminares, e o estudo relativo á terceira fase de testes precisa ser revisado de forma independente e publicado em revista científica. A multinacional anunciou que dispõe de condições de produzir 3 bilhões de doses do imunizante no próximo ano.

  • A inauguração de uma estátua enorme e dourada de um cachorro da raça Alabai, parou a cidade de Asgabat, capital do Turcomenistão. De acordo com a BBC, a estátua tem seis metros de altura e está em uma movimentada rotatória.
  • A raça Alabai é cultuada em toda a nação, por enfrentarem os lobos locais e fazerem parte das colônias de pastores.
  • A inauguração contou inclusive com a presença do ditador do país, Kurbanguly Berdymukhamedov, que controla a ex-república soviética desde 2007.
  • Kurbanguly é conhecido pelo apelido de “Arkadag” ou protetor. No ranking de liberdade de imprensa da ONG Repórteres Sem Fronteiras, o país aparece em penúltimo lugar (179º) é frente apenas da Coreia do Norte.
  • Uma das últimas decisões do ditador foi proibir, em todo o país o uso da palavra coronavírus, com prisão para quem utilizá-la em algum lugar público.

    Fonte: Blog do Dresch



Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário