Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Secretário da Saúde diz que Paraná pode adotar toque de recolher e fechar parques

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 1 de dezembro de 2020

xx

Foto por Reprodução/AEN | 10:48

O secretário de Saúde Beto Preto concedeu uma entrevista à RPC, na manhã desta terça-feira (1). Beto Preto afirmou que para conter o avanço do coronavírus, o Governo do Paraná está analisando implantar toque de recolher e fechar praças e parques em todo o estado. 

Segundo os dados do boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desta segunda-feira (30), o estado registrou 277.424 casos de covid-19, com 6.099 mortes.

De acordo com o secretário, o governo pretende adotar o toque de recolher das 23h às 5h em todo o Paraná. Beto Preto relata que a medida pode ser comunicada em breve. 

“É necessário que possamos interromper em alguns momentos a circulação de pessoas. Uma das hipóteses que está sendo colocada a partir de hoje ou amanhã é o toque de recolher. Há hipótese até de fechamento de praças, parques, diminuição de festejos de natal e ano novo por parte dos entes públicos”, disse.

O secretário conta que os servidores que atuam nas repartições públicas estaduais podem retornar ao trabalho no regime de home office. 

“Queremos diminuir o trânsito de pessoas. É difícil falar em permanecer em casa depois de nove meses. Estamos encaminhando para um problema de 15 a 20 dias. Precisamos tentar mais uma vez o isolamento social, uso de máscara e principalmente o distanciamento”, relata.

Leitos nos hospitais

Em entrevista ao Bom Dia Paraná, o secretário da saúde disse que a rede estadual de saúde está reativando leitos nas alas Covid-19 dos hospitais para atender a demanda.

Beto Preto conta que não há falta de assistência, porém a rede publica está atingindo o limite.

“Estamos trabalhando para ampliar leitos. Estamos negociando com os hospitais e vamos colocar mais leitos. Vamos ampliar ou garantir a transferência de pacientes. Se não fizermos o nosso dever de casa é muito possível que falte leito no hospital. E não é porque deixamos de ofertar, mas é porque a rede está no limite”, afirmou.

Nesta terça-feira, entra em vigor a suspensão das cirurgias eletivas em todo o Paraná por um mês. 

De acordo com o secretário, a medida foi necessária para remanejar equipes e leitos para atender mais pacientes da covid-19.

Provas do PSS

O Governo do Paraná está avaliando ainda a realização das provas do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação de 4 mil professores. Cerca de 47 mil pessoas se inscreveram no edital.

As provas estão marcadas para o dia 13 de dezembro, mas poderão ser alteradas caso haja um aumento no número de casos, de acordo com o secretário Beto Preto.

O gestor disse que há a necessidade da realização da prova, mas que o processo só será feito se houver a manutenção e garantia dos parâmetros de segurança.

Ainda segundo o secretário, membros do governo e da Secretaria de Estado da Educação (Seed) devem se reunir para discutir o assunto.

Fonte: TN Online / Uol 

Galeria de Imagens