Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

BLOG DO DRESCH – EX-PRESIDENTES APOIAM VACINAÇÃO. NOS EUA.

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de dezembro de 2020

obama-e1589812349634-1

Barack Obama – Foto: Reprodução/Exame – 08:48

Se oferecendo para promover a campanha de vacinação contra a Covid-19, os ex-presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, George W. Busch e Bill Clinton, manifestaram interesse em serem vacinados. Isso após uma vacina ser aprovada pela agência sanitária norte-americana, a FDA. Obama chegou a propor filmar a injeção para mostrar as pessoas “que eu confio na ciência”.

Ex-presidentes apoiam vacinas 2

Outro a se oferecer para promover a vacinação nos EUA foi o ex-presidente Bill Clinton. Ele disse que também está disposto a tomar a vacinam em público, para promover a imunização no país. Assessores de George Bush disseram que o ex-presidente pretende entrar na fila para receber sua dose, e o fará, com orgulho, em frente a uma câmara.

Governo cobra auxílio irregular

O governo federal calcula que ainda existam 2,6 milhões de pessoas que não devolveram o auxílio emergencial recebido irregularmente. Agora o governo vai utilizar mensagens de celular cobrando a devolução do dinheiro aos cofres públicos. O Ministério da Cidadania, gestor do auxílio, estima que o governo poderia reaver cerca de R$ 1,57 bilhão se cada um dos beneficiários acionados, devolvessem ao menos uma parcela de R$ 600. O Ministério confirmou que o envio das mensagens será feito a partir do próximo final de semana. Serão enviadas 4,8 milhões de mensagens. O Governo divulgou em novembro que a lista de beneficiários irregulares incluía pessoas com rendimentos acima o limite, com cargos eletivos, militares, servidores públicos ou mesmo CPFs com algum tipo de irregularidade. Quem recebeu o auxílio indevidamente e ainda não fez a devolução dos valores, responderá criminalmente pela infração.

Campanha para testes da Aids

Lançada nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde a campanha “Faça o teste; se der positivo, inicie o tratamento”, com o objetivo de estimular a testagem rápida para diagnóstico da Aids, em moradores dos 102 municípios alagoanos. Quanto mais cedo for feita a testagem, menores as chances de evolução da doença. Nos últimos dez anos, 1.414 alagoanos morreram em função da doença, diagnosticada em 3.858 pessoas no Estado.

Canabis deixa de ser perigosa

A Comissão de Drogas Narcóticas das Nações Unidas aprovou esta semana a reclassificação da maconha e da resina derivada dela, a um patamar que inclui drogas menos perigosas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com a reclassificação, a maconha deixa de fazer parte de uma lista de substâncias consideradas “suscetíveis a abusos e a produção de efeitos danosos”. Nesta lista de drogas perigosas a canabis estava posicionada ao lado da heroína, por exemplo.

Canabis deixa de ser perigosa 2

A decisão segue uma recomendação da própria OMS e teve aprovação de 27 países. Outros 25 votaram contra, e uma representação de absteve. As delegações rejeitaram outras recomendações como a retirada de todas as listas de alguns componentes da canabis. Atualmente o uso recreativo da maconha é permitido em países como Uruguai, Canadá e a Geórgia.

6 milhões atrás de consignados

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em outubro, mostrou que cerca de 6 milhões de pessoas foram atrás de empréstimos consignados durante a pandemia. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio da Covid-19 mostrou que entre os 68,7 milhões de domicílios avaliados, mais de seis milhões (8,7%) pediram empréstimo. Deste total 5,2 milhões de pessoas conseguiram a aprovação (7,5%) e para 801 mil (1,2%) a solicitação não foi atendida.

  • Um grupo de pesquisadores mestres e doutores do Serviço Geológico do Brasil (SGB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), iniciará em breve, um estudo conjunto sobre os fenômenos sismológicos dos bairros do Pinheiro, Mutange, Bom Parto e Bebedouro.
  • O objetivo do grupo é buscar o desenvolvimento de ações de prevenção contra desastres nestes locais.
  • O trabalho será feito em um prazo de oito meses e contará com a participação de sete pesquisadores da Universidade, nove pesquisadores do SGB e um pesquisador do Instituto Nacional de Meio Ambiente e Riscos Industriais da França.
  • Os estudos sobre as causas dos fenômenos de rachaduras e afundamentos foram iniciados pelo Serviço Geológico em 2018 e as conclusões apresentadas em 2019.
  • Atualmente a situação está sendo monitorada pelos órgãos de Defesa Civil, acompanhando o trabalho de evacuação de parte dos bairros atingidos.

    Fonte: Blog do Dresch



Galeria de Imagens