Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Ufal: Organizações sociais cobram plano para enfrentamento dos efeitos da pandemia

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 6 de janeiro de 2021

xx

 Ufal (Foto: Adailson Calheiros) | 12:26 

Reunindo uma série de organizações, entidades e movimentos populares, a manhã desta quarta-feira (06) é marcada por protesto na porta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus A.C. Simões, em Maceió. Com faixas, bandeiras, cartazes e palavras de ordem, o ato simbólico exige celeridade na construção do Plano para o Enfrentamento dos Efeitos Econômicos e Sociais da Pandemia do Covid-19 entre os mais pobres, que após quatro meses de seu encaminhamento durante reunião do Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (CIPIS), ainda não foi apresentado à sociedade alagoana.

Organizado pela campanha “O Fecoep precisa ajudar os mais pobres na pandemia”, o ato pretende dialogar com a população sobre a necessidade de assegurar recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP) para enfrentar os impactos da pandemia do Covid-19 entre a população pobre do estado de Alagoas.

A construção do Plano foi encaminhada desde a última reunião do CIPIS, no mês de agosto, a partir da constituição de um Grupo de Trabalho coordenado pela UFAL, mas até então sem nenhum avanço concreto em sua elaboração.

No manifesto apresentado durante o ato, a campanha exige da Reitoria da Universidade uma imediata apresentação da versão preliminar do Plano.

“É inadmissível que os 570 (quinhentos setenta) mil alagoanos extremamente pobres, que representam 17,2 % dos 3.314 milhões de habitantes do Estado, segundo dados do IBGE, sigam condenados o desamparo e o desalento em função da letargia na elaboração, aprovação e execução de um Plano Emergencial que os socorra imediatamente”, destaca trecho do documento.

Confira o manifesto na íntegra:

QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!

As entidades e movimentos sociais que coletivamente coordenam a campanha: “O Fecoep precisa ajudar os mais pobres na pandemia”, cujo objetivo é assegurar que os recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza- FECOEP, sejam destinados a elaboração de plano emergencial para mitigar o severo impacto do novo coronavírus entre a população que vive na extrema pobreza no estado de Alagoas e demais atores sociais, vem a público apresentar o seguinte MANIFESTO:

  1. A sociedade alagoana é testemunha da luta para que Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza- FECOEP, cumprindo seu objetivo finalístico, socorra os mais pobres dos agudos efeitos sociais e econômicos da Pandemia;
  2. Somente após a propositura de uma Ação Civil Pública, em tramitação na 31ª Vara Cível da Capital, acompanhada de uma ampla mobilização nas redes sociais, que congregou mais de 100 entidades/movimentos sociais das cidades e do campo, o Conselho Integrado de Políticas de Inclusão Social (CIPIS), em reunião no dia 19 de Agosto, deliberou pela constituição de um Grupo de Trabalho, coordenado pela Universidade Federal de Alagoas, para elaboração de um Plano para o Enfrentamento dos Efeitos Econômicos e Sociais da Pandemia do Covid-19 entre os mais pobres:
  3. É inacreditável que transcorridos mais de 4 (quatro) meses dessa deliberação, o Grupo de Trabalho, coordenado pela UFAL, sequer uma versão preliminar do Plano tenha sido apresentada nem para sociedade, nem mesmo para o próprio Conselho;
  4. É inadmissível que os 570 (quinhentos setenta) mil alagoanos extremamente pobres, que representam 17,2 % dos 3.314 milhões de habitantes do Estado, segundo dados do IBGE, sigam condenados o desamparo e o desalento em função da letargia na elaboração, aprovação e execução de um Plano Emergencial que os socorra imediatamente.

Por todo o exposto, cobramos:

Ao Reitor da Universidade Federal de Alagoas que apresente, em uma ampla plenária com as entidades/movimentos sociais, com máxima urgência, versão preliminar do Plano.

Quem tem Fome, Tem Pressa!

Fonte: Tribuna Hoje 

Galeria de Imagens