Anadia/AL

29 de março de 2024

Anadia/AL, 29 de março de 2024

Estudantes da rede estadual conquistam 81 medalhas na Olimpíada de Astronomia

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 20 de janeiro de 2021

xx
Foto: Assessoria | 19:39
 

Estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas conquistaram 81 medalhas na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Este ano, em virtude das limitações impostas pela pandemia, a OBA foi realizada em formato virtual, enquanto a MOBFOG teve tanto o formato presencial (mantendo os cuidados necessários) como também uma edição on-line, onde o estudante projetava um foguete a partir de um software específico.

Na OBA, a rede estadual alagoana somou 71 medalhas – das quais 11 ouros, 15 pratas e 45 bronzes. Destaque para o Colégio Tiradentes – Unidade Agreste (Arapiraca), com 53 medalhas, seguido pelas escolas estaduais Remi Lima, de Maceió (7 medalhas); Nova Jersey, de Palmeira dos Índios (3 medalhas); Fernandes Lima, de Maceió (3 medalhas); Laura Chagas, de Santana do Ipanema (2 medalhas); Egídio Barbosa (Palmeira dos Índios), Mileno Ferreira (Santana do Ipanema) e Costa Rego (Arapiraca), cada uma com uma medalha conquistada.

Já na MOBFOG, foram dez medalhas, das quais três ouros, três pratas e quatro bronzes. Destaque para as escolas estaduais Remi Lima, com três medalhas, Manoel de Matos (Santana do Mundaú), Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios) e Dom Otávio Barbosa Aguiar (Maceió), cada uma com duas e Irene Garrido (Maceió), com uma medalha.

Resultado histórico – Com 53 medalhistas na competição, o Colégio Tiradentes – Unidade Agreste tem muito o que comemorar. Com uma adesão em massa dos estudantes à competição, o resultado premia o trabalho de todos os educadores envolvidos, entre eles o professor Thierry Oliveira.

“Mesmo em um ano atípico, como 2020, conseguimos realizar todas as olimpíadas dentro do calendário, dentre as quais, a OBA e a Olimpíada Nacional de Ciências. A importância da OBA vai além da premiação em si, pois estimula a busca pelo conhecimento e a descoberta de um mundo diferente. No CPM Agreste, buscamos sempre estimular o aluno a ir além do que ele aprende em sala de aula e leve esse conhecimento para a vida”, frisa o professor.

A unidade de ensino somou dez medalhas de ouro na competição e, dentre os que conquistaram a premiação mais cobiçada estão os estudantes Heloísa Costa, Namur Sebastião da Silva e Rayssa Cardoso de Lima, todos alunos do 9º ano do ensino fundamental.

“Amo tudo o que envolve astronomia e astronáutica e me diverti muito estudando e respondendo às questões. Receber essa medalha é um incentivo para continuar estudando”, revela Heloísa. “A OBA nos estimula a buscar mais conhecimento e nos motiva a persistir e vencer desafios. Além disso, possibilita novas experiências”, avalia Namur. “É uma experiência única e incrível, que nos possibilita uma aprendizagem além da sala de aula, revelando um universo imenso e interessante”, resume Rayssa.

Dupla conquista – A Escola Estadual Remi Lima foi a única a conquistar medalhas tanto na OBA quanto na MOBFOG, somando dez medalhas nas duas competições – dentre as quais, três ouros na Mostra de Foguetes. O resultado é fruto de um planejamento anterior à pandemia e que viu nas olimpíadas a possibilidade de apresentar novos horizontes aos estudantes.

“Nosso trabalho é focado no interesse de aprendizagem dos alunos e em mediar potenciais que esses desconhecem. Por meio das olimpíadas, buscamos prepará-los para a competitividade que enfrentarão fora da escola”, observa a coordenadora pedagógica Francirregida Campos

Os professores Thiago Campos, de ciências, e Adriana Valença, de geografia, estão entre os que preparam os alunos para as competições, usando recursos como simulados, lives e redes sociais para engajá-los na competição.

“Logo no início do ano, já tínhamos um cronograma de preparação dos alunos. Com a chegada da pandemia, tivemos que adaptá-lo ao formato virtual”, recorda Thiago. “Percebemos que podíamos usar a tecnologia a nosso favor, elaboramos roteiros de aulas,foi criado um grupo de whats app…diante de um ano tão desafiador, ver o poder de superação de nossos alunos é gratificante”, declara Adriana.

Paulo César da Silva Filho e Gabriel Dias da Silva são os alunos que conseguiram a dupla façanha de conquistar medalhas de bronze na OBA e ouro na MOBFOG. Eles contam como foi a experiência e destacam o apoio da escola neste feito.

“A gente se dedicou bastante, fizemos muitos testes e, no dia do lançamento, alcançamos a marca. Fiquei muito feliz quando soube da medalha de ouro”, lembra Paulo César. “Participar da OBA foi uma experiência incrível. Todos na escola nos apoiaram bastante neste período de pandemia e foram importantíssimos para essa conquista”, ressalta Gabriel.

Superação – Na Escola Estadual Manoel de Matos, a medalha de prata dos estudantes Saulo Manoel Lourenço e Ariel Gois na MOBFOG foi comemorada por toda a comunidade escolar, pois é fruto de muita dedicação e superação de obstáculos.

“Em um ano com tantos desafios impostos pelo distanciamento social e a pandemia, conseguimos manter o vínculo com nossos alunos e fazer todas as inscrições para que os alunos participassem da OBA. Ficamos imensamente felizes com o resultado”, comemora a diretora Renata Ferreira.

Responsável pelo acompanhamento dos estudantes para a competição, o professor Wesley Martins relembra que foram usados muitos recursos digitais para preparar os alunos. “Compartilhei com eles vários vídeos sobre a montagem de diferentes tipos de foguetes e participamos da Semana de Ciência e Tecnologia onde os alunos criaram foguetes virtuais. Em três anos de participação na OBA e MOBFOG, essas duas pratas são um feito inédito e representam o poder de superação da escola. E para os alunos que ainda não participam dessas ações, é um incentivo”, pontua.

Um dos medalhistas, Saulo Manoel diz que a medalha é um incentivo para buscar a autossuperação. “Eu me preparei a partir de projetos passados, procurei os protótipos e todo esse aprendizado culminou em um lançamento exitoso. Essa medalha me incentiva a melhorar, enfrentar desafios e superar a mim mesmo. Agradeço muito ao professor Wesley pela dedicação, ao meu amigo Ariel e a toda escola”, fala.

Lista- Confira abaixo a lista completa dos medalhistas da OBA e da MOBFOG.

OBA

Escola Estadual Nova Jersey (Palmeira dos Índios): Jhenypher Rayany Neves – medalha de prata; Vladimir Eduardo De Lima Calado – medalha de bronze; Murilo Vieira de Holanda – medalha de bronze;

Escola Estadual Mileno Ferreira da Silva (Santana do Ipanema): Ana Beatriz Lima Alves-medalha de bronze;

Escola Estadual Egídio Barbosa da Silva (Palmeira dos Índios): Cínthia Maria Gomes Paulino – medalha de prata;

Escola Estadual Fernandes Lima (Maceió): Mayara Lins Dos Santos – medalha de ouro; Isaak Matheus Barreto Cruz Gonçalves – medalha de bronze; Evelin Lavine dos Santos Alves – medalha de bronze;

Colégio da Policia Militar Tiradentes – Unidade Agreste (Arapiraca): Rayssa Silva Cardoso de Lima – medalha de ouro; Aline Vitória De Oliveira Silva – medalha de ouro; Samuel Sousa De Andrade – medalha de ouro; Ruan Mateus Dos Santos Gois – medalha de ouro; Rômulo Dos Santos Gois – medalha de ouro; Heloísa Costa Santos – medalha de ouro; Claudio Matheus Anselmo Soares Santos – medalha de ouro; Laura Mariana De Morais Moura – medalha de ouro;Luís Antônio Nunes De Albuquerque – medalha de ouro; Namur Sebastião Da Silva – medalha de ouro; José Pedro Farias Barbosa – medalha de prata; Geovana Emily Ventura Gonçalves –medalha de prata; Cauã Santos Queiroz De Melo – medalha de prata; Maria Clara Barbosa Pereira –medalha de prata; Laura Sófia Oliveira Silva – medalha de prata; Kalyne Rose da Silva – medalha de prata; David Víctor Vital Lucio – medalha de prata; Willian Gustavo de Oliveira Santos – medalha de prata; Matheus da Silva Farias – medalha de prata; Lamartyn Lyan Costa Santos – medalha de prata; Evellyn Maria Lucena da Silva – medalha de bronze; José Gustavo Farias Dos Santos – medalha de bronze; William Rafael Almeida da Silva Pereira – medalha de bronze; Maria Yasmim Ferreira Primo – medalha de bronze; Anderson Renato Martins Soares – medalha de bronze; Maria Gabrielle Maximino Dias – medalha de bronze; Abelly Rayssa Dias Gomes – medalha de bronze; Ana Beatriz Gomes Rocha – medalha de bronze; Maria Amanda Lima Da Silva – medalha de bronze; Beatriz Santos Silva – medalha de bronze; Geovana Rocha Nogueira – medalha de bronze; Maria Eduarda Bispo de Brito – medalha de bronze; Pedro Alexandre Dos Santos Silva – medalha de bronze; Mônica Maria Oliveira Santos – medalha de bronze; Giovanne Vieira de Sousa – medalha de bronze; Gabriel Silva Amorim –medalha de bronze; Milena Reginaldo Gonçalves – medalha de bronze; Aline Evelly Guedes Da Silva – medalha de bronze; Saulo Firmo do Nascimento – medalha de bronze; Laura Maria Rodrigues Santos – medalha de bronze; Paulo Miguel de Moura Nunes – medalha de bronze; Caio Vitor Juvino da Silva – medalha de bronze; Felipe Vieira de Lemos – medalha de bronze; Alice Carolyne Pacheco da Silva Costa –medalha de bronze; Layra Phabia Bezerra Cruz – medalha de prata; Mariana Cavalcante Silva – medalha de prata; Vinicius Santos da Silva- medalha de bronze; Maria Eduarda Nunes Cezar – medalha de bronze; Maria Claudia Lorena Barbosa – medalha de bronze; Phelipe Andrade do Nascimento – medalha de bronze; Raylla Khira Pontes Marinho – medalha de bronze; Leticia Emanuelly Vital Lucio – medalha de bronze; Victor Gabriel Da Silva Oliveira- medalha de bronze; Maria Cecilia Morais de Oliveira – medalha de bronze;

Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis (Santana do Ipanema): Janio Rodrigues Oliveira Costa – medalha de bronze; Robert Rodrigo Oliveira Costa – medalha de bronze;

Escola Estadual Costa Rego (Arapiraca):Paulo Henrique Cardoso Da Silva – medalha de prata;

Escola Estadual Professor José Remi Lima (Maceió): Irís Gabryelle Da Silva Souza – medalha de bronze; Pedro Luan Herculano Ferreira – medalha de bronze; Nayde Ferreira Araujo – medalha de bronze; Gabriel Dias Da Silva – medalha de bronze; Maria Clara da Silva Romão – medalha de bronze; Kleverson Micael Da Silva – medalha de bronze; Paulo César Da Silva Filho – medalha de bronze;

MOBFOG

Escola Estadual Dom Otávio Barbosa Aguiar (Maceió): medalha de prata; José Wanderson Santso Silva- medalha de prata;

Escola Estadual Graciliano Ramos (Palmeira dos Índios): Samira Bispo de Souza – medalha de bronze; Maria Christny Cavalcante Torres – medalha de bronze;

Escola Estadual Manoel de Matos (Santana do Mundaú): Saulo Manoel Lourenço Barbosa – medalha de prata; Ariel Gois de Freitas – medalha de prata;

Escola Estadual Professor Remi Lima (Maceió): Gabriel Dias da Silva – medalha de ouro;Paulo Cesar da Silva Filho – medalha de ouro; Florisvaldo Jacinto Lourenço dos Santos – medalha de ouro;

Escola Estadual Professora Irene Garrido (Maceió): Karolayne Vtória Conceição da Silva – medalha de prata 

Fonte: Diário Arapiraca 

Galeria de Imagens