Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

Ufal lança site e exposição virtual para marcar seus 60 anos

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 25 de janeiro de 2021

xxx

Ufal (Foto: Adailson Calheiros) | 10:58

A história da Universidade Federal de Alagoas está enraizada na vida do povo alagoano e isso é motivo de orgulho para a comunidade acadêmica. Nesta segunda-feira (25), a instituição completa 60 anos de criação e traz o tema Ufal 60 anos: raízes conectadas com o futuro. Para celebrar a data, será lançado um site comemorativo com exposição fotográfica e vídeos de artistas homenageando a mais nova sexagenária. Também haverá uma programação especial transmitida ao vivo pelo canal Ufal Oficial no Youtube e pela Rádio Ufal Web, a partir das 16h.

Claro que em tempos de pandemia da covid-19, a gestão da Ufal tomou todas as precauções para manter o distanciamento e não fazer aglomerações. Por isso, o primeiro evento comemorativo dos 60 anos será on-line, respeitando os protocolos de biossegurança do governo estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Começamos hoje uma série de atividades comemorativas, por enquanto virtuais, mas ao longo deste ano e 2021 teremos uma série de atividades científicas, acadêmicas e culturais”, afirmou o reitor Josealdo Tonholo.

O que a comunidade universitária tinha em mente era fazer um grande evento presencial para celebrar essa data, com muitas homenagens, abraços e apertos de mão. Mas agora não será possível, por isso, a Ufal teve de se reinventar para celebrar, mesmo que de forma diferente das últimas décadas. A programação está sendo conduzida por uma comissão instituída pelo reitor, de acordo com a Portaria 1056/2020.

Site dos 60 anos

O site foi idealizado pela equipe da Assessoria de Comunicação da Ufal e concebido pelo bolsista do Núcleo de Tecnologia da Informação, João Victor Nunes, num formato de hotsite, para promover a campanha dos 60 anos, tudo muito à mão do público e muito prático. Dentro do site tem uma exposição fotográfica, com curadoria do fotógrafo Renner Boldrino e pesquisa feita por ele e por Thiago Prado, ambos servidores da Ascom.

“Quando recebi a incumbência de fazer a curadoria das imagens que comporiam a Exposição Virtual Ufal 60 anos, eu tinha bastante claro em minha mente que não faria uma seleção que privilegiasse uma visão puramente institucional num sentido mais estrito. A história da Ufal foi escrita a muitas mãos. Desde aquelas que assinaram documentos importantes, àquelas calejadas na madeira e no concreto dos edifícios que foram erguidos. Essa história também foi feita por muitas vozes. Nas salas de aula essas vozes ecoaram, nas reivindicações estudantis também. Elas acompanharam acordes e melodias nas apresentações do Corufal e nos festivais de música”, disse Boldrino.

Além da exposição virtual, o site também vem com vídeos da campanha dos 60 anos e de artistas alagoanos que fizeram homenagem à Ufal. O primeiro vem com Wilma Araújo, Wado, Júnior Almeida, Irina Costa e Ivana Isa, mas vem muito mais por aí. A produção foi de Izadora Nascimento, edição e finalização de Thiago Prado.

O selo comemorativo dos 60 anos e toda identidade visual da campanha foram criados pelo servidor da Ascom, Daniel Aubert. “A partir das conversas que tive com a equipe envolvida no projeto, escolhi usar mãos que se intersectam e simbolizam união em tempos de divergência; simbolizam diversidade e esperança como uma flor que desabrocha. E o selo é variável, se adaptando aos mais diversos temas que podem ser abordados nas comemorações dos 60 anos, como cultura, ciência, tecnologia e muito mais”, disse.

Fonte: Tribuna Hoje 

Galeria de Imagens