Home NotíciasEducação Judiciário articula com Ufal programa de extensão universitária no sistema prisional

Judiciário articula com Ufal programa de extensão universitária no sistema prisional

Por Alagoas Brasil Noticias

Reunião virtual entre Vara de Execuções Penais e Universidade Federal de Alagoas, nesta quarta (3)  | (Imagem: Dicom TJAL) | 14:01

A 16ª Vara Criminal de Maceió (Execuções Penais) realizou uma reunião com representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), para planejar a criação de um programa de extensão em que os alunos da Ufal atuem dentro do sistema penitenciário de Maceió.

A reunião virtual ocorreu nesta quarta-feira (3), com a participação do juiz Rafael Casado, titular da 16ª, e da professora Elaine Pimentel, diretora da Faculdade de Direito (FDA) da Ufal.

Casado afirma que a proposta é aproveitar a proximidade física entre Vara de Execuções, Universidade e sistema prisional, em um projeto que deve beneficiar tanto estudantes como a população carcerária.

“A intenção é fazer esse programa de extensão para que beneficie os detentos com os cursos em várias disciplinas, nas áreas de pedagogia, história, música, educação física e agronomia, por exemplo, o que ajudaria na ressocialização deles. Os estudantes iriam passar esse conhecimento e também aprender com a experiência”, explica o magistrado.

A primeira reunião sobre o assunto aconteceu em dezembro de 2020. O juiz espera concluir o planejamento e os trâmites burocráticos para que o projeto seja colocado em prática assim que a pandemia de Covid-19 esteja controlada.

Há ainda a proposta de ampliação do projeto em uma segunda etapa, quando deverá ser criado um escritório modelo ou um programa de estágios voluntários.

Fonte: Tribuna Hoje

Facebook Comments

você pode gostar

Deixe um Comentário