Anadia/AL

28 de março de 2024

Anadia/AL, 28 de março de 2024

NASA: Perseverance pousa em Marte (assista ao vivo)

ABN - Alagoas Brasil Noticias

Em 18 de fevereiro de 2021

xxx
In this illustration, NASA’s Mars 2020 rover uses its drill to core a rock sample on Mars.› Full image and caption 

Credit: NASA/JPL-Caltech | André Luiz Dias Gonçalves | 19:57

Transmissão ao vivo do pouso da missão da NASA em Marte, a partir das 16hs desta quinta-feira (18):

A missão Mars 2020, da NASA chega a Marte nesta quinta-feira (18) depois de viajar 470 milhões de quilômetros por quase 7 meses transportando o rover Perseverance e o pequeno helicóptero Ingenuity, que buscarão sinais de vida antiga e coletarão amostras do solo para futuro envio à Terra.

Depois de se aproximar da órbita marciana, a espaçonave dará início a uma perigosa manobra de entrada, descida e pouso no Planeta Vermelho. Tal etapa acontecerá sem qualquer intervenção da equipe de comando, devido ao delay dos sinais de rádio.

A nave mergulhará na atmosfera marciana a 20 mil quilômetros por hora, mas terá a ajuda de um paraquedas e um motor que reduzirão a velocidade para cerca de 2 km/h. Em seguida, acontece a manobra de guindaste aéreo, quando o estágio de descida usará três cabos para carregar o rover, pousando-o suavemente. A  NASA divulgou uma animação mostrando como isso acontece:

Se sobreviver aos “7 minutos de terror”, como o delicado procedimento é conhecido, devido aos riscos que o equipamento corre, a missão pousará na cratera Jezero por volta de 17h55 (horário de Brasília). O local de chegada consiste em uma bacia seca de um antigo lago de Marte, onde pode haver sinais de vida microbiana do passado.

Como assistir ao vivo

O pouso da missão Mars Perseverance, da NASA não terá imagens transmitidas ao vivo, mesmo com os equipamentos transportados pela nave contando com câmeras e microfones integrados. A impossibilidade de mostrar a chegada em tempo real se deve à baixa velocidade de transmissão dos dados durante a descida.

Porém, a agência espacial fará uma grande cobertura do evento, mostrando o centro de controle da missão ao vivo e permitindo aos fãs de astronomia acompanhar toda a expectativa dos profissionais envolvidos no trabalho. Existe também a possibilidade de que algumas imagens do pouso, em menor resolução, sejam divulgadas.

O pouso da missão não terá imagens da nave transmitidas em tempo real.O pouso da missão não terá imagens da nave transmitidas em tempo real.Fonte:  NASA/Divulgação 

A transmissão ao vivo da aterrissagem da missão Mars 2020 (narração do procedimento) poderá ser acompanhada no dia 18, a partir das 16h15 (horário de Brasília), no site da NASA TV e pelo YouTube. A instituição vai disponibilizar ainda imagens das câmeras do JPL Mission Control com áudio da missão a partir das 16h no canal JPLraw no YouTube e imagens em 360 graus de dentro do controle da missão, com comentários, no canal principal do JPL.

Já as imagens em alta resolução do pouso da missão Perseverance em Marte, registradas pelas câmeras dos próprios equipamentos, juntamente com o áudio, devem ser divulgadas alguns dias depois da aterrissagem, quando os dados terão sido transmitidos por completo.

Eventos especiais

A cobertura da chegada a Marte começa nesta terça-feira (16) na NASA TV e nas redes sociais da agência, com as conferências de imprensa trazendo as últimas atualizações sobre a viagem. Na quarta-feira (17) serão exibidas novas coletivas.

No dia do pouso, eventos especiais estão programados para o início da contagem regressiva, incluindo atividades para estudantes e professores, cabine fotográfica virtual e outras experiências interativas — os participantes terão direito a um carimbo de passaporte virtual disponibilizado após o pouso. Confira todos os detalhes no site da missão.

A missão foi lançada em 30 de julho de 2020.A missão foi lançada em 30 de julho de 2020.Fonte:  NASA/Divulgação 

Outro destaque é a transmissão em espanhol da aterrisagem pela primeira vez, que poderá ser conferida ao vivo a partir das 16h30 no canal da NASA em espanhol.

Fonte: Tec Mundo  

Galeria de Imagens